Itu recebe revezamento da Tocha Olímpica no dia 21 de julho
Anúncio oficial das cidades foi feito no dia 24 de fevereiro
Jéssica FerrariA cidade de Itu foi confirmada oficialmente como um dos locais que receberão o revezamento da Tocha Olímpica, símbolo dos Jogos Rio 2016. O anúncio aconteceu durante solenidade realizada no dia 24 de fevereiro, na sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.
O símbolo dos Jogos Olímpicos irá percorrer 329 cidades em 95 dias, passando pelos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, por onde a tocha inicia seu percurso no país, no dia 3 de maio. Serão 20 mil quilômetros percorridos, além de 10 mil milhas aéreas, com 12 mil condutores. Em Itu, a Chama Olímpica passará no dia 21 de julho, uma quinta-feira. Além de Itu, apenas outras três cidades da região terão o privilégio de receber o revezamento da tocha (Sorocaba, Jundiaí e Indaiatuba).
A tradicional cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, será realizada em 21 de abril ao meio-dia. Da Grécia, a tocha segue para Laussanne, na Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional, até chegar ao Brasil, em maio.
No evento do dia 24, também foram apresentados os 16 primeiros nomes que conduzirão a Tocha Olímpica durante o revezamento, com início em Brasília, e término no dia 5 de agosto, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Dentre os condutores do símbolo olímpico estão a ex-tenista Maria Esther Bueno, o ex-nadador Gustavo Borges, a ex-jogadora Adriana Behar, a ex-ginasta Laís de Souza, além da judoca Érika Miranda, da velejadora Isabel Swan, do nadador paralímpico Clodoaldo Silva, da jogadora de vôlei Fabiana, do arqueiro indígena Gustavo dos Santos, e o ultramaratonista Weimar Pettengill.