Jardim Aeroporto e Jardim das Rosas ganham ecopontos
Inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira.
André Roedel
Mais dois novos ecopontos foram inaugurados na manhã desta segunda-feira, dia 1º de maio. Eles estão localizados na Rua Abílio Piunti, 300, no bairro Jardim Aeroporto e Avenida das Rosas, 1800, no bairro Jardim das Rosas. De acordo com a secretária municipal, Patrícia Otero, o Programa de Educação Ambiental realizou trabalho de conscientização em cerca de 240 casas de 15 ruas próximas aos dois novos ecopontos a fim de informar os munícipes sobre o funcionamento e tipo de resíduos que os moradores poderão dispor nesses locais.
Durante a entrega, que contou com a presença do prefeito Antonio Tuíze, os munícipes Reginaldo da Silva e Solange Oliveira já fizeram uso do equipamento. Enquanto Silva se desfazia de um vaso sanitário, Solange entregou materiais recicláveis. Segundo a Prefeitura, ambos elogiaram os ecopontos entregues e se comprometeram a fazer uso constante além de divulgar este novo serviço.
Na semana passada, foram entregues outros ecopontos: um no bairro Cidade Nova e outro na Vila Martins. As entregas fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Itu em parceria com a Eppo e com a Comarei (Cooperativa de Materiais Reciclados de Itu). Os ecopontos funcionam de segunda a sábado das 7h30 às 16h30 e neles, podem ser entregues pequenas quantidades com até um metro cúbico de resíduos da construção, podas verdes, recicláveis, móveis e eletrônicos.
Baú das Artes
Ainda nesta segunda-feira, o Parque Ecológico Taboão recebeu o “Baú das Artes”, uma capacitação voltada para educadores da Secretaria de Meio Ambiente. O “Baú das Artes” é uma parceira desta Secretaria com a empresa de educação para sustentabilidade Evoluir, com o Magazine Luiza e com o Ministério da Cultura. Mais informações sobre esta capacitação estão disponíveis no site www.baudasartes.net/empresa-evoluir.
O “Baú das Artes” corresponde a um grande armário com cerca de 1,60 x 1,60 m com diversos recursos educativos: 22 instrumentos musicais, cenários e fantoches, materiais para jardinagem, mini biblioteca com 300 livros, sendo diversos deles com temáticas ambientais, materiais para artes/teatro, jogos, materiais para jardinagem, entre outros. A faixa etária ideal para uso dos materiais é de 6 a 12 anos.