Oficina de compostagem reúne crianças e adultos na Semana da Árvore
Evento fez parte da Semana da Árvore.
Jéssica FerrariA Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu, no dia 19 de setembro, no Centro Administrativo Municipal, oficinas de compostagem.
Durante as oficinas, que fazem parte da Semana da Árvore, foi mostrado como é possível fazer composto orgânico em casa com a utilização de vasilhas adaptadas. A compostagem é a melhor forma de transformar os resíduos orgânicos das cidades em adubo e nutrientes. As sobras de alimentos passam por uma decomposição biológica na presença de oxigênio e água. O produto final é o composto.
Para a realização do composto podem ser utilizados restos de frutas, verduras, legumes, cinzas, folhas secas, esterco de vaca ou cavalo entre outros.
A Emef “Márcio João de Arruda”, do bairro Apotribu, participou da oficina com 75 alunos do 1º ao 5º ano. Diversas crianças se mostraram muito interessadas e contaram que já praticam a compostagem, assim como têm hortas em casa.
Também participaram cerca de 20 pessoas que fazem parte da A3P, munícipes e a secretária municipal de Meio Ambiente, Patrícia Otero. “A reciclagem da matéria orgânica traz muitos benefícios, além de nutrir nosso solo, reduz a quantidade resíduos que iria para o aterro sanitário, uma das metas do nosso Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos”, ressaltou a secretária.
Todos os participantes que se interessaram puderam levar para casa sementes de Ipê Rosa e um folheto com o passo a passo sobre como fazer o composto doméstico.