Economia & Negócios

Publicado: Sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Serasa dá dicas para economizar no presente de Dia das Crianças

Confira 10 sugestões para não apertar o orçamento.

Serasa dá dicas para economizar no presente de Dia das Crianças
Não descontrole o orçamento! Confira as dicas

No dia 12 de outubro será comemorado o Dia das Crianças, data movimentada e conhecida pelo comércio como termômetro para o Natal. Quem ainda não providenciou os presentes, pode aproveitar os dias que faltam para planejar melhor as compras e pesquisar lugares que oferecem boas condições de pagamento.

Fazer um bom planejamento e conversar com as crianças sobre o quanto a família pode gastar são fundamentais para o consumidor economizar e não descontrolar o orçamento doméstico a poucos dias do fim de ano. Para ajudar o consumidor, a Serasa Experian preparou 10 dicas que orientam como comprar o presente gastando pouco. Confira:


Faça um bom planejamento dos gastos antes de fazer uma nova dívida. Coloque na ponta do lápis as contas já assumidas e considere também a aproximação do final do ano e as despesas típicas do início de 2014, como IPVA, IPTU, matrícula, material escolar, entre outras.

Tome decisões em família. Converse sobre dinheiro com as crianças e explique a real situação financeira da casa. Cheguem juntos a um valor de presente que agrade aos pequenos, sem estourar o orçamento;

Pesquise preços e condições de pagamento. O valor dos presentes pode variar muito de um lugar para o outro. Não tenha vergonha de pechinchar e pedir descontos.

Fique atento aos preços dos brinquedos e eletroeletrônicos. A maioria desses produtos é ou possui componentes importados e, com a variação do dólar, eles podem ter ficado mais caros. Pesquise o mesmo produto em lugares diferentes, pois algumas lojas podem ter estoques antigos e oferecer um preço mais baixo.

Evite fazer parcelamentos a longo prazo para não comprometer ainda mais a renda. O fim do ano está próximo e neste período os gastos aumentam ainda mais. Se possível, faça o pagamento à vista ou tente dar uma parte maior de entrada.

Se a criança pediu um presente caro, analise a possibilidade de transferir esse desejo para o Natal. No fim do ano, a renda está mais esticada, com décimo terceiro salário, bônus, entre outros. Se não tiver negociação, converse sobre a possibilidade de o presente valer para as duas datas.

Tome cuidado com os passeios para que esse gasto não seja maior do que o próprio presente. Leve as crianças a lugares gratuitos, como os parques abertos. A diversão em família pode ser garantida.

Se for viajar e está pensando em dividir os gastos, é importante lembrar que, embora o parcelamento muitas vezes seja atrativo, esta será uma nova dívida a comprometer o orçamento durante algum tempo. Este ano, a data comemorativa cairá no sábado, por isso, vale a pena avaliar a necessidade de gastar com viagem em um período curto.

Cuidado com as compras pela Internet, principalmente com preços e ofertas mirabolantes. Para não ser vítima de fraude, fique atento as dicas de segurança, prazo de entrega e forma de pagamento que o site oferece.

10ª Quem já está superendividado ou inadimplente, precisa redobrar a atenção. O primeiro passo para quem está nesta situação é renegociar as dívidas antigas antes de fazer novas contas. Se for comprar um presente, a recomendação é que o pagamento seja feito à vista. 

Comentários