Tribo indígena participa do projeto "Vida em Movimento"
Ação faz parte das comemorações do Dia do Índio.
André RoedelCelebrando o Dia do Índio, comemorado nacionalmente no dia 19 de abril, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itu convidou índios da tribo Kariri–Xocó para uma apresentação de dança e contação de história neste domingo, 14 de abril, a partir das 9 horas, na Avenida Galileu Bicudo durante o projeto “Vida em Movimento”.
Os Kariri-Xocó estão localizados na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio. Eles representam o que resta da fusão de vários grupos tribais depois de séculos de aldeamento e catequese. Seu cotidiano é muito semelhante ao das populações rurais de baixa renda que vendem sua força de trabalho nas diferentes atividades agro-pecuárias da região.
A denominação Kariri-Xocó foi adotada como conseqüência da mais recente fusão, ocorrida há cerca de 100 anos entre os Kariri de Porto Real de Colégio e parte dos Xocó da ilha fluvial sergipana de São Pedro. Estes, quando foram extintas as aldeias indígenas pela política fundiária do Império, tiveram suas terras aforadas e invadidas, indo buscar refúgio junto aos Kariri da outra margem do rio. A população Kariri-Xocó está estimada em quase 4 mil pessoas em sua maioria crianças.
Em suas atividades culturais destacam-se a produção artesanal de cerâmica e peças artesanais com matérias nativas da Mata Atlântica e da caatinga. Os índios mantêm a tradição de canto e dança do Toré e cantos de mutirão e têm também conhecimentos em ervas medicinais.