Confira aqui o regulamento oficial do CONCURSO LITERÁRIO – “Dr. Ermelindo Maffei”
Entre os meses de dezembro de 2006 e fevereiro de 2007, através de iniciativa do MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu), que se juntou às entidades promotoras do Ano da Cidadania Dr. Ermelindo Maffei, dois graduandos do curso de História da PUCCAMP, Lucas Teles Ianni e Luís Fernando Del Rio, mergulharam na coleção do jornal Progresso, a fim de estudar a atuação do advogado ituano Dr. Ermelindo Maffei (1907-1993), um dos mais notáveis homens do século XX, nesta terra. Seus objetivos eram compreender a atuação do advogado em causas políticas ligadas ao bem comum, aos interesses da justiça e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de seu tempo.
Maffei se tornou um ícone na defesa dos vencidos da História e hoje, no centenário de seu nascimento, merece o reconhecimento de seus conterrâneos que veneram sua atuação e precisam seguir seu exemplo.
Nesta publicação inicial estão artigos dos estudiosos, bem como a transcrição de alguns textos do próprio Maffei, que mostram sua atuação no meio social, inclusive a famosa Carta Aberta, escrita em uma das ocasiões em que houve regime de exceção no Brasil, quando ele foi injustamente preso. Foi conservada a ortografia original, para maior veracidade do texto.
Luís Roberto de Francisco
Comissão Organizadora do Ano Dr. Ermelindo Maffei.