Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Algumas campanhas Avaaz no Brasil

Floresta Amazônica, Ficha Limpa e Mega Usina Monte Belo.

Crédito: site avaaz.org Algumas campanhas Avaaz no Brasil
Campanha ficha Limpa torna-se um dos tópicos mais populares no Twitter

Ficha Limpa

Os brasileiros tomaram um grande passo contra a corrupção criando o maior movimento brasileiro online na história do país. Pedidos pela Lei Ficha Limpa se tornaram um dos tópicos mais populares no Twitter (Abril 2010) e membros da Avaaz fizeram com que o número de assinaturas pela votação no congresso subisse para mais de 2 milhões.

Antes da votação crucial, membros da Avaaz aumentaram a pressão nos deputados para que estes apoiassem a Lei Ficha Limpa, enviando milhares de mensagens e fazendo ligações. A Avaaz também organizou um teatro de rua, "Limpando o Congresso", com baldes e sabão, e atraindo a atenção da mídia, incluindo o Jornal Nacional.

Apesar dos repetidos avisos do presidente da Casa, de que não haveria apoio político suficiente para passar, em maio de 2010 o congresso passou o projeto de lei de forma unânime. Esse foi um sucesso incrível, trazendo para mais perto o sonho de política sem corrupção. Leia mais!

A Floresta Amazônica

No ápice de um momento de decisão em junho de 2009, membros da Avaaz no Brasil fizeram mais de 14.000 ligações e enviaram mais de 30.000 mensagens online ao presidente Lula em dois dias.

No último momento, a pressão pública reverteu a lei que daria boa parte da floresta Amazônica para a exploração de agronegócios (Junho 2009). Uma grande vitória para o Brasil, e para o planeta, já que a Amazônia consome enormes quantidades de gases estufa que vem aquecendo o planeta. Leia mais!

Para Belo Monte: Não à Mega Usina na Amazônia (em andamento)

 

Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies - tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética.

 

A pressão sobre a Presidente Dilma está aumentando: o Presidente do IBAMA acabou de renunciar, se recusando a emitir a licença ambiental de Belo Monte e expondo a pressão política para levar este projeto devastador adiante. Especialistas, lideranças indígenas e a sociedade civil concordam que Belo Monte é um desastre ambiental no coração da Amazônia.

 

As obras poderão começar logo. Vamos aumentar a pressão para Dilma parar Belo Monte! Assine a petição, antes que as escavadeiras comecem a trabalhar - ela será entregue em Brasília. Leia mais e assine a petição!

Comentários