Lixo.com.br: consciência socioambiental na série Web do Bem
O que você faz com o seu lixo? E o que pode fazer?
Deborah DubnerPor Deborah Dubner
Mesmo que você ainda esteja com os olhos fechados e os ouvidos tampados para a enorme problemática do lixo no mundo, esta é uma questão que IMPORTA e que a cada dia traz novos desafios. Tudo pode ser resumido a uma simples frase: mudar atitudes! Na Europa existe um movimento chamado ZERO WASTE YOUTH, que no Brasil é liderado por um grupo de jovens que lutam por um mundo Lixo Zero, que significa não enviar nada para aterros ou incineradores, aplicando os 3R's, assumindo a sua responsabilidade e encaminhando corretamente os resíduos do seu consumo.
Mas.. de forma geral, o brasileiro ainda está longe dessa meta. Então resolvemos trazer esta semana para a série Web do Bem o site Lixo.com.br, criado pioneiramente em 1996 e que tem sido um espaço para a troca de informações sobre práticas sustentáveis na área de resíduos sólidos no Brasil e principalmente no Estado do Rio de Janeiro. A comunidade virtual que consulta o site discute a relação do homem com a produção e destinação do seu lixo. Este é um passo importante para a meta do "Lixo Zero".
Consumo responsável
O lixo é um problema urgente, portanto, o objetivo do site é contribuir para a construção de políticas públicas na área que tenham como preocupação a educação ambiental, a conservação do meio ambiente, e a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis.
Os organizadores procuram desenvolver a temática sobre lixo e consumo responsável com enfoque social, econômico, ambiental e político, através do livre acesso às informações. O espaço é coordenado pelos consultores socioambientais Polita Gonçalves e Jorge Pinheiro.
Propósitos do Lixo.com.br
- Contribuir para a implantação da coleta seletiva solidária partindo do conhecimento do conceito do Círculo Perverso e Círculo Virtuoso da Reciclagem.
- Promover educação sócio-ambiental na comunidade.
- Garantir trabalho e geração de renda para os atores históricos da cadeia produtiva da reciclagem que são os Catadores de Materiais Recicláveis.
- Valorizar o espírito empreendedor dos Catadores.
- Destinar corretamente resíduos recicláveis.
- Reduzir as diferenças sociais.
- Economizar os recursos naturais.
- Diminuir a geração de resíduos na comunidade.
- Reduzir os problemas de saúde decorrentes do manejo incorreto do lixo.
- Alcançar a auto-sustentabilidade de projetos sociais.
- Propor a Gestão Participativa do Lixo.
- Valorizar a separação na fonte e a doação de materiais reaproveitáveis para grupos de Catadores organizados.
Conceitos
O Círculo Perverso e Círculo Virtuoso da Reciclagem é um conceito formulado para explicar o processo da cadeia produtiva da reciclagem: desde o consumidor até retornar ao consumidor novamente. O fluxo desta cadeia envolve 4 atores: o gerador(consumidor), o catador, o intermediário e a indústria. No círculo perverso - o que vivemos - os atores não contribuem para a excelência do sistema por ignorância, falta de recursos, irresponsabilidade ou oportunismo. A comparação dos dois círculos possibilita uma análise da situação e a configuração das mudanças necessárias para transformar o círculo perverso em círculo virtuoso.
Gestão participativa do Lixo parte de um conceito social de Gestão Participativa do Lixo construído sobre o trabalho original de equipes da UNESCO no Brasil. Dá destaque ao processo democrático de decisão e ação, em que todos os interessados no sistema de resíduos sólidos participam do diagnóstico, planejamento, elaboração, execução, avaliação e melhoria permanente dos processos de projetos comunitários. O desafio é encontrar um mecanismo de auto-organização e sustentabilidade através do apoio a empreendimentos autogestionários.
O que você vai encontrar no site
- Notícias diversas sobre a temática do lixo
- Radiolixo – informações úteis para você aprender cada vez mais o que fazer com o seu lixo
- Rotas de reciclagem – um link para um site incrível onde você pode encontrar cooperativas, pontos de entrega voluntária e comércio para levar o seu lixo.
- Informações sobre os catadores de materiais recicláveis
- Orientações sobre Coleta Seletiva e Gestão de Resíduos
- Orientações sobre compostagem
- Legislação Sobre Gestão de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana (federal, estadual e municipal)
- Projetos de reciclagem
- Sugestão de vídeos sobre o tema
- Cursos
- Agenda socioambiental
- Links úteis
- Downloads
Precicle!
Como o site lixo.com.br orienta: “Você sabe o que é preciclar? É muito simples! É pensar antes de comprar. 40% do que nós compramos é lixo. São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar os nossos restos imortais no planeta. Poderia ser diferente? Tudo sempre pode ser melhor.”
Então...Preciclando ou reciclando, há sempre algo a aprender e evoluir. Bom trabalho!
Leia mais: www.lixo.com.br