Comentários dos leitores sobre as chuvas em Itu
Cidadãos colaboram com informações importantes.
Deborah Dubner
@bruno_tri [ 10/1/2011 17:54 ]
Eu cheguei a ver a limpeza dos piscinões, mas acho que o problema não está aí. O problema está nos corregos que são muito estreitos e como a pavimentação aumentou rápidamente na cidade nos ultimos anos, o fluxo de águas que correm pelo asfalto é maior e toda essa água desemboca nesses pequenos córregos. Acredito que em um futuro próximo teremos um grande problema com o córrego que passa pela marginal, por causa do Novo Centro. A pavimentação já chegou por lá e quando as construções estiverem prontas, o fluxo de água por aquele córrego vai aumentar muito.
Luís Candido Pereira da Silva [ 10/1/2011 12:09 ]
É mais estranho ainda ver que toda água corre por cima das ruas e calçadas em toda as parte da cidade, uma vez que o correto e planejado seriam seguir seu curso até os corregos de desemboque atravéz de captação por bocas de lobo, galerias e sistemas de escoamento subterrâneos. Se o assunto é tão estudado assim, não consigo entender o porque de uma nova camada asfáltica nas ruas da cidade as vésperas de uma eleição, sem ao menos reparar ou atualizar esses sistemas de captação de água pluviais e de abastecimento e que pelas informações é bem velhinho e estão super defasados. Ou melhor até entendo o porque disso!
Aline Liberal Rivieri [ 10/1/2011 11:34 ]
Eu trabalho na rua 7 de abril, passo todos os dias pelos piscinões e NUNCA vi essa tal limpeza ocorrer. Como sempre a prefeitura cheia de blablabla e resolver o problema das familias nada! Quero só ver quanto tempo vai demorar pra prefeitura arrumar as ruas que foram destruidas, os paralelepipedos que foram todos arrancados, etc...E uma vergonha!
Emerson Silveira [ 10/1/2011 11:12 ]
Me causa estranheza a informação de que a prefeitura faz a limpeza dos córregos. Posso garantir que no trecho da rua Santana entre a Vila São Pedro e a Bartolomeu Tadeu, nunca foi feita uma limpeza. A grande verdade é que depois da construção da Av. Galileu Bicudo, as enchentes que tinha quase que acabado voltaram com força total, principalmente por causa da elevação da rua.
Jéssica Ferrari [ 10/1/2011 13:03 ]
Rapidamente a Avenida das Rosas se transformou em um rio! A água barrenta chegou ao fundo da garagem da casa do meu namorado, e nos ilhou lá. A correnteza arrastava galhos, lixos e seguia em direção do córrego Brochado, no bairro vizinho. Alguns motoristas arriscavam passagem, já os motoqueiros preferiam atravessar pelo canteiro da pracinha. Quando a chuva começou a diminuir, pudemos ver os estragos causados. As calçadas estavam sujas e emboloradas, até uma árvore que fazia parte da paisagem ruiu e despencou anos de vida.
Mauricio Pires [ 10/1/2011 11:55 ]
Dizem que São Pedro não tem ajudado, talvez este seja o personagem mais fácil de culpar quando o despreparo da administração publica ao enfrentar tanta água fica tão evidente. Neste ultimo sábado, dia 08, Itu teve inúmeros pontos de alagamento. Mesmo sem grandes ações preemptivas para evitar o sufoco causado pelo caos da chuva, as ações que deveriam ser tomadas apos as águas baixarem também não foram tomadas! Ao dar um volta pela cidade no domingo e hoje cedo para vir trabalhar, pude notar galhos e mais galhos enroscados em bocas de lobo. E se caísse uma nova chuva, com as passagens de água já obstruídas o que aconteceria? Vi muita areia e terra em vias importantes da cidade. E se um carro precisar frear? (sem mencionar os buracos dentro de buracos ja' tao comuns em nossa cidade) Vi marquises entortadas pela força do vento e não vi nenhuma sinalização da defesa civil alertando sobre a possível queda da estrutura que pode causar uma tragedia... Mas não se preocupem, pois o cemitério esta muito bem cuidado!
Sarah Vasconcellos [ 10/1/2011 10:24 ]
Olá Deborah.O Itu.com está de parabéns com seu conteúdo informativo de qualidade. Fico feliz em saber que pude colaborar para o conteúdo desse texto. Contribuir para o Itu.com é colaborar com a cidade de Itu, tão amada por todos nós!Obrigada!
Emerson Silveira [ 9/1/2011 11:38 ]
Nasci e fui criado em Itú na Vila São Pedro e desde muito cedo aprendi a conviver com as enchentes. Afinal de contas aquela área era uma espécie de brejo. Os problemas pioraram a partir do momento em que construções foram feitas sobre o leito do córrego. Se a prefeitura vistoriasse embaixo da primeira casa que existe após o estacionamento verificaria que bem em cima de uma tubulação que liga a ex-Fábrica São Pedro aos existe uma viga de sustentação dessa casa fazendo com que o curso d'água seja diminuido sensivelmente além de servir como um dique represador da água. Um outro problema foi que a construção da nova pista reduziu a vazão da nova canalização e a Rua Santana, naquele trecho ficou muito parecido com um piscinão uma vez que a água não tem como ser escoada para os leitos dos córregos antes de atingir as casas. Um pouco de boa vontade das autoridades, com certeza resolveria a situação e com muito menos dinheiro do que foi gasto com as grades de "proteção" do córrego da marginal.
Adriana[ 8/1/2011 21:32 ]
A chuva de quarta-feira eu não vou esquecer nunca mais, pois quando entramos na Avenida nova Galileu bicudo da rua sorocaba sentido bairro são josé um pouco mais a frente da rotatória nos deparamos com uma imensidão de água, com a chuva forte a avenida sem iluminação não foi possível enxergar tamanha enchente, quando o carro parou a agua veio até o capô foi desesperador o carro chegou a fruturar batendo no muro do estacinamento do residencial que tem ali, com muito custo conseguimos sair dali. Felizmente só o carro sofreu alguns danos, mas o descaso nessa avenida "Nova" não é só com falta de iluminação,sem escoamento de água, neste trecho a poucos metros de onde estavamos logo atrás do lazer tem uma galeria de água aberta sem proteção alguma na calçada, qualquer um pode cair e ser levado pela enchurrada, Avenida que só está causando trantornos, poderia ter acontecido coisa pior.
Lucas Aparecido Corrêa[ 8/1/2011 20:41 ]
éh o meu comentario sobre as chuvas que ocorreram recentemente na cidade de itu é que estamos precisando de muita ajuda pra melhor muita coisa e hoje dia 08/01/2011 choveu novamente e fez mais estragos ainda em itu e muita gente fico no prejuizo e muitas arvores muros cairam e estrago carro casas e concerteza levou gente desse mundo e ainda na rua antonio esteves lopes no bairro são judas tadeu um muro caiu e com a força da agua e do barro alago uma casa e destruiu um carro