Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Estação de Tratamento de Água do Itaim entra em operação

Nova instalação pode tratar até 140 litros por segundo.

Crédito: DECOM/Prefeitura de Itu Estação de Tratamento de Água do Itaim entra em operação
Nova ETA do Itaim teve um investimento de R$ 12 milhões

Com capacidade para tratar 140 litros por segundo (l/s), beneficiando 60 mil pessoas, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Itaim, que teve um investimento de R$ 12 milhões, entrou em operação nessa sexta-feira, dia 24 de janeiro. A cerimônia de inauguração da ETA ocorreu pela manhã e contou com a presença de diversas autoridades municipais.

Segundo a concessionária Águas de Itu, a nova instalação irá modernizar o serviço de água na região, substituindo os módulos compactos pressurizados existentes há mais de 30 anos, e melhorar os parâmetros de qualidade da água tratada – além de ampliar em 40% a capacidade de armazenamento do sistema, atingindo volume suficiente para abastecer uma cidade como Porto Feliz.

“A ETA do Itaim representa um avanço de 30 anos na qualidade do serviço de prestação de tratamento de água, que tem sido cobrado pela Prefeitura para atender melhor a população. Ela representa mais um investimento de modernização do sistema de águas na cidade e que irá beneficiar mais de 60 mil pessoas”, afirmou o prefeito Antonio Tuíze.

Operação especial

Pré-moldada no Paraná, a nova ETA do Itaim precisou de seis carretas de 22 metros para transportar toda estrutura, operação que levou quatro dias e foi, de acordo coma Prefeitura de Itu, planejada para que não houvesse prejuízo ao trânsito dentro da cidade.

A nova estação do sistema Itaim vai atender aos moradores de 31 bairros: Cond. Santa Inês, Potiguara, Chácaras Florida, Vila Progresso, Chácaras Carolinas, Cond. Sete Quedas, Vila Dª Tonica, Jd. Brasília, Bom Viver, Jd. Oliveira, Chácaras Reunidas Ipê, Jd. Padre Bento, Vila Ianni, Vila Mariah, Nossa Senhora Aparecida, Vila Fragnani, Alberto Gomes, Mayard, Pq. Nossa Senhora Candelária, Presidente Médici, Itaim II, Jd dos Ipês, Vila Venetto, Bairro Alto, Villa Gabbai, Vila Fragnani, Portal da Vila Rica, Vila Esperança, Cond. Pq. Do Varvito, Dª Lila, Rio Araguaia, Chácaras Bandeirantes. Com o início da operação da nova estrutura, a Águas de Itu vai desativar a antiga ETA que abastecia as regiões. 

Comentários