Falta de água em Itu ganha repercussão na grande mídia nacional
Assunto foi destaque até no Jornal Nacional, da Globo.
André RoedelO problema da falta de água em Itu, que perdura desde o início do ano, ganhou repercussão na grande mídia nacional. O assunto foi abordado até no Jornal Nacional, da TV Globo. O ponto principal da reportagem veiculada na edição de segunda-feira, dia 28 de julho, foi a orientação do Ministério Público do Estado de São Paulo de que a Prefeitura declare estado de calamidade pública.
“Os promotores vão investigar porque a prefeitura e a concessionária que administra o serviço não tomaram nenhuma providência para evitar que a situação chegasse a este ponto”, afirma a matéria. Outro ponto citado pela reportagem da Globo foi a mudança na rotina das escolas municipais, que tiveram e merenda substituída por lanche e as idas dos estudantes ao banheiro controladas para economizar água.
O pedido do Ministério Público também repercutiu em outros grandes veículos da imprensa nacional. O site da Revista Exame, da Editora Abril, informa que, devido a falta de água na cidade, a “Promotoria de Justiça de Itu notificou o prefeito Antonio Tuíze para que se abstenha de autorizar novos empreendimentos imobiliários pelo prazo mínimo de um ano”.
Outra emissora que destacou a orientação do MP foi a Record, no matutino SP no Ar. Já o R7, site de notícias da rede, repercutiu as obras anunciadas pela concessionária Águas de Itu para tentar resolver o problema do abastecimento da cidade. “De acordo com o MP, essas medidas não irão solucionar o problema da falta de água, que deve ser resolvido com investimentos no desassoreamento e na construção de novos reservatórios”, informa a matéria.