Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Moradores de Itu estão indignados com a falta de água na cidade

Veja depoimentos da população sobre o problema.

Crédito: Renan Pereira / Itu.com.br Moradores de Itu estão indignados com a falta de água na cidade
Torneiras vazias: cena comum na cidade de Itu há anos

Por Renan Pereira 

Os moradores de Itu estão indignados com a falta de água na cidade. O racionamento, que antes atingia cerca de 20% do município, chega agora a diversos locais da cidade, fazendo com que a revolta se estenda até mesmo à população que não está acostumada a sofrer esse tipo de constrangimento. Não há previsão para que o abastecimento de água seja normalizado na cidade, já que o baixo volume de chuvas do último domingo ainda não foi suficiente para a recuperação dos mananciais.

“Estamos sofrendo com a falta de água desde o dia 30 de outubro. Tenho filho com 2 anos aqui em casa, estamos passando por uma situação ruim, assim como todos do bairro. Claro que muitas coisas foram prometidas, quando o nosso ‘sr. prefeito’ nos disse que a falta de água em Itu seria banida. Já são quase três dias e ainda não ouvi a água entrando pelo meu reservatório... Será que vou ter que me deparar de novo com pessoas desperdiçando água nos bairros próximos, e nós aqui com sede?”, indagou o morador do bairro Parque Industrial, Robson de Oliveira.  

Nas redes sociais, o assunto tem sido um dos mais comentados pelos moradores de bairros atingidos pelo racionamento. “O engraçado é ter que pagar conta de água sendo que não estamos recebendo... Culpa do governo sim, pois não se prepara para este problema que existe há anos...povo não tem consciência e nunca vai ter, isso é utopia”, comentou Aline Rivieri no Facebook. “Seria bom que todos aprendessem a economizar, mas a culpa da falta de água não é de quem desperdiça, e sim de pessoas sem compromisso com o povo ituano”, completou outro morador da cidade no post.

“Embora não more mais em Itu, conheço o problema há décadas e ninguém faz nada. Prefeitos ganharam eleições prometendo soluções para isso e até hoje, pelo visto, a população de várias regiões sofre com a falta de água. Inadmissível! Ainda mais quando a água da cidade foi passada (concedida ou "vendida" como querem os leigos) para uma empresa privada. Aliás, empresa essa que faz campanha de desperdício em Porto Feliz, que nada tem a ver com Itu... Coisas da política, que pelo visto não mudarão nunca em Itu! Aqui em Indaiatuba, raramente se falta água, quase NUNCA! Não à toa, a cidade cresce como poucas no Brasil!”, desabafou Renato Lima também no Facebook.  

De acordo com o vereador Guilherme Gazolla está difícil estabelecer um diálogo mais amplo sobre o assunto na cidade. “Os vereadores da situação rejeitaram o pedido de informação sobre a falta de água”, afirmou nesta segunda-feira em seu Twitter. O agravamento da situação nas últimas semanas está mobilizando moradores de Itu para um protesto. Leia mais!

Comunicado da Águas de Itu

Em um comunicado à população, a concessionária Águas de Itu, responsável pelo abastecimento de água na cidade, diz que o período de estiagem que o município de Itu atravessa desde maio passado é o segundo mais severo dos últimos 24 anos, e que isso tem comprometido, e muito, a capacidade dos mananciais da empresa. “Como todos sabemos, Itu não conta com abundância de água, e se utiliza de diversos pequenos mananciais superficiais, bastante prejudicados em épocas de seca”, justifica.

Ainda de acordo com a empresa, uma série de fatores levou a concessionária a adotar medida de racionamento no fornecimento de água para toda a cidade desde o último domingo, dia 02 de outubro, quando o abastecimento começou a ser paralisado entre 19 e 6 horas, em todas as regiões do município.

“A adoção do Sistema Emergencial de Abastecimento em Contingência é a resposta para permitir que toda a população possa contar com água diariamente, já que, o baixo volume de chuvas do último domingo, ainda não foi suficiente para a recuperação dos mananciais. Os serviços essenciais como hospitais, postos de saúde, creches e escolas receberão atenção preferencial”, destaca o comunicado. A Águas de Itu atende pelo número 0800 72 24827 e a ligação é gratuita.

Problema antigo

Não é de hoje que a população ituana sofre com os problemas de abastecimento de água. Há muitos anos políticos da cidade prometem resolver o problema, mas os discursos sempre mudam depois de conseguirem a posse. O Itu.com.br publicou diversas matérias sobre o assunto nos últimos anos (algumas bem antigas, outras nem tanto) e sempre incentivou a participação da população nos protestos, estimulando assim um debate aberto sobre este que é, com certeza, um dos problemas mais agravantes da cidade.

Nos links abaixo, você pode conferir algumas de nossas publicações sobre o tema e entender a origem desse problema, que tem sido o assunto mais comentado do município nos últimos dias:         

Por que falta água em Itu?

> São Pedro não tem culpa do racionamento em Itu

>Malu Ribeiro fala sobre a falta de agua em Itu

>Ismar Ferrari explica por que falta água em Itu

Leia mais: A crise da água. Você está fazendo a sua parte?

Comentários