Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 18 de março de 2010

Professor João Bispo recebe medalha de honra em cerimônia

"A Fidelíssima" foi entregue pelas mãos do príncipe Bertrand.

Crédito: Renan Pereira / www.itu.com.br Professor João Bispo recebe medalha de honra em cerimônia
Príncipe Dom Bertrand entrega medalha 'A Fidelíssima' para professor João Bispo

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O professor ituano João dos Santos Bispo foi homenageado pela cidade de Itu ao receber a medalha “A Fidelíssima”. A cerimônia de condecoração aconteceu na noite de quarta-feira, dia 17 de março, no Museu da Energia, em Itu. Além do professor, a mesa de honra foi composta pelo príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança; pelo secretário de Cultura da cidade, Álvaro Stella; e pelo diretor de cultura, Jonas Soares de Souza.

Durante a cerimônia, o príncipe Dom Bertrand, congratulado com a medalha em 2009, fez um discurso em homenagem ao professor e aproveitou para dar uma verdadeira aula de história aos presentes. O estudante de jornalismo, Rodrigo Camargo, aprovou a cerimônia. “A entrega da medalha ao professor Bispo foi uma cerimônia extremamente nacionalista, as palavras do príncipe Bertrand sobre sua família encheram todos nós de orgulho; ele contou sua história desde o início da dinastia Bragança até os últimos instantes, antes da proclamação da república”.

João Bispo fez um breve discurso após receber a medalha das mãos do príncipe. “Me sinto extremamente agraciado e agradeço à secretaria de Cultura por me conceder este momento. ‘A Fidelíssima’ nos traz as melhores e mais gratas recordações da nossa formação cristã, política, social e econômica. Esta medalha traz para nossa recordação, os maiores e mais vibrantes movimentos cívicos da nossa pátria nascente”, destacou.

"O discurso de João Bispo foi muito criterioso com relação à história Ituana e sua importância para o crescimento do nosso Estado. Suas palavras foram talhadas à mão. Realmente é um homem de extremo prestígio", ponderou o jovem estudante. Um pouco antes do fim da cerimônia, Álvaro Stella também prestou uma homenagem ao professor.

Na ocasião, foi feita a leitura da Carta Régia de 17 de março de 1823, assinada por Dom Pedro I, concedendo o título de Fidelíssima a Itu. Por conta da data, Jonas Soares de Souza elaborou um artigo contando o motivo pelo qual Itu recebeu de Dom Pedro I o famoso título. Confira o texto aqui!

Comentários