Turismo

Publicado: Quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Principais Estâncias Turísticas de São Paulo

Aparecida: Aparecida é um dos centros mais importantes da religiosidade do país, lá encontra-se a famosa Basílica Nacional, onde se cultua a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A nova Basílica da Aparecida tem forma de cruz entrecortada e seu cumprimento total é de 173 metros e a largura é de 168 metros. A torre tem 100 metros de altura e em seus andares estão o Museu de Aparecida e a Sala dos Milagres. Ligando a Basílica Nova à antiga existe a Passarela da Fé, em forma de um gigantesco "S", medindo 399 metros.
Barra Bonita: Tem como destaque a usina hidrelétrica e a eclusa, a única em funcionamento na América do Sul. O rio Tietê acompanha todo o perímetro do município, numa extensão de 20km. Neste trecho é possível pescar e praticar esportes náuticos.
 
Bananal: Uma das atrações desta cidade é a antiga Estação Ferroviária, que foi pré-construída na Bélgica. Bananal fica a 323 km de São Paulo.
 
Batatais: os principais pontos turísticos da cidade são a Igreja Matriz do Bom Jesus da Cana Verde, a Estação da Cultura, a Cachoeira dos Batatais, o Bosque Municipal, o Parque Náutico e o Lago Artificial de Batatais.
 
Eldorado: Os primeiros colonizadores de Xiririca, antigo nome de Eldorado, que significa “águas correntes” em Tupi-Guarani, chegaram atraídos, pelo ouro que era tão abundante em seus ribeirões, por volta de 1750. Hoje o nome Eldorado é justificado pela beleza da Floresta Atlântica, ainda preservada em grande extensão no município, com seus ribeirões rios e cachoeiras das mais diversas formas e tamanhos, seu grande potencial espeleológico e a riqueza cultural de seu povo.
 
Embu: Em 1932 foi construída a capela de São Lázaro em estilo colonial. Já a igreja Nossa Senhora do Rosário é do século XVII, foi feita em estilo barroco e hoje abriga o Museu de Arte Sacra. Embu também possui inúmeras outras construções coloniais e abriga grande mostra de artesanato e pintores primitivos. São mais de 100 ateliês.
 
Holambra: Localizada no centro oeste do Estado de São Paulo, à 155km da capital, Holambra, que atualmente é responsável por 35% da produção de flores e plantas ornamentais do país, tem sua origem na imigração holandesa, que em 1948 chegou em suas terras, a antiga Fazenda Ribeirão. Hoje, sua economia é baseada na agropecuária e na atividade turística. Vocação natural do jovem município, emancipado administrativamente no dia 27 de outubro de 1991, o turismo na Cidade das Flores vem ganhando força e profissionalismo nos últimos tempos. Com o título de estância turística, Holambra está recebendo da atual administração municipal mecanismos e instrumentos que possam potencializar o seu pleno desenvolvimento na respectiva área. A estância turística de Holambra é sede da Expoflora - maior festa de flores da América Latina-, que acontece durante todo o mês de setembro e que, na sua última edição, reuniu cerca de 250 mil visitantes de todo o país. Na Expoflora, o turista mergulha no mundo das flores e tem a oportunidade de contemplar suas mais diversas espécies, além de viajar por toda a cultura, folclore e tradição holandesa.
 
Ibitinga: A capital Nacional do Bordado. A indústria e o comércio de bordados são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Ibitinga nos últimos anos. O grande “segredo do sucesso” é a mão-de-obra, com acabamentos e processos artesanais, que se especializa a cada dia.
 
Ibiuna: Dos 1093Km² de Ibiúna, apenas de 10% são considerados de zona urbana. O restante corresponde à área rural onde é desenvolvida a agricultura e a pecuária de pequenos produtores rurais. A maior parte do território corresponde a áreas de preservação ambiental, a maior reserva da Mata Atlântica ainda existe no Estado.
 
Igaraçu do Tietê:Os principais pontos turísticos da cidade são aPraia Maria do Carmo de Abreu Sodré, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Eclusa José Bonifácio de Andrada e Silva Jardim - Eclusa de Igaraçu do Tiete, normalmente denominada erroneamente como Eclusa de Barra Bonita e o Igaraçu Park.
 
Ilha Solteira: Foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, nasceu em 1968 para abrigar os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira.
 
Itu: São inúmeras as construções antigas nesta cidade. Vale a pena ver a igreja Bom Jesus, construída em 1765, e a capela Santa Rita, de 1728. No antigo casarão dos Almeida Prado está o Museu Republicano, que preserva as lembranças da lendária Convenção de Itu. O município também é conhecido como a cidade das coisas grandes e pelo turismo rural.
 
Peruíbe: “Terra de Eterna Juventude”. Assim é conhecida Peruíbe, uma das mais belas cidades da Costa da Mata Atlântica. Reúne lindas praias, cachoeiras, rios e uma natureza inigualável, que presenteou a cidade com um produto mineral riquíssimo em propriedades medicinais: a conhecida Lama Negra de Peruíbe, que oferece saúde e beleza.
 
Poá: A cidade tem vazão de 480 mil litros diários de
Comentários