Turismo

Publicado: Domingo, 30 de setembro de 2007

Plano de Gestão Prótur - Biênio 2007-2009

A diretoria da Prótur que assume a gestão da Associação estabeleceu algumas metas de trabalho, com o objetivo de construir, junto com seus associados, um Plano de Desenvolvimento Cultural e Turístico para Itu.
 
É uma proposta de continuidade dos projetos iniciados desde a fundação, há 3 anos, porém focando seus esforços na consolidação de seu espaço de atuação, como a principal força articuladora das ações do setor privado em sintonia com as políticas públicas de cultura e turismo de Itu.
 
Algumas ações, já bem sucedidas, serão aprimoradas:
-          prospecção contínua de novos associados;
-          disseminação dos displays de folheteria de associados na cidade e na região;
-          ampliação do número de estabelecimentos que praticam a taxa de turismo;
-          participação nas reuniões para os 400 anos de Itu, assim como das comemorações e atividades da cidade;
Outras ações deverão ser incorporadas às já praticadas:
-          liderar a formação de grupos por segmentos do turismo, de forma a se alcançar uma ação mais forte e de interesse do setor, por exemplo: hotéis e restaurantes; agências, etc...
-          articulara a participação nas feiras e grupos de importância para o turismo regional;
-          participar da organização e formalização das entidades, empresas e pessoas ligadas à cultura e turismo da cidade;
-          formatar um plano de comunicação a partir do desenho da proposta consensuada para o desenvolvimento cultural e turístico de Itu.
 
Para isso novas parcerias devem ser buscadas, com outras associações e entidades de cultura e turismo e, especialmente com o Poder Público, através das Secretarias de Cultura e de Turismo do município, incluindo convênios para ações de curto, médio e longo prazo.
 
Procurando tratar as questões de maneira objetiva, para obter informações apuradas para a implementação do trabalho, a Prótur realizará pesquisa abrangente para conhecer melhor o que o ituano pensa a respeito da cidade. Ouvindo pessoas envolvidas com os negócios de turismo e o cidadão comum, teremos um quadro mais detalhado das expectativas da cidade.
 
Um plano de trabalho que se apóie nesses parâmetros tem maiores chances de envolver a comunidade, fortalecer os vínculos sociais e culturais e desencadear o processo de desenvolvimento sustentável para a cidade.
 
A crescente participação da Prótur no cenário econômico, turístico, cultural da cidade cria oportunidades de influir nas políticas de desenvolvimento dos negócios de turismo, articulando nossas ações e, certamente, conseguindo melhores resultados para todos.
Comentários