Entretenimento

Publicado: Segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Gestão e Restauração de Patrimônio Histórico

Assim como Joinville tem seu Festival Internacional de Dança, Paraty sua FLIP, Campos de Jordão seu Festival de Inverno, Gramado seu Festival de Cinema, representantes do Comtur observaram que Itu pode vir a ser reconhecida como Referencia Nacional em Gestão e Restauração de Patrimônio Histórico. A Profª. Eni de Samara Mesquita achou essa proposta excelente e afirmou que no futuro ainda não previsível a USP poderá implantar em Itu um Curso de Pós Graduação de Gestão e Restauração de Patrimônio Histórico. 
 
Nessa direção, o Comtur - Itu, o Centro de Preservação de Cultura da USP e o Museu Republicano Convenção de Itu decidiram realizar em novembro de 2008 um Seminário de Gestão e Restauração de Patrimônio Histórico. A proposição foi feita pelo Comtur e prontamente aceita pelas diretoras das outras duas entidades. Tanto a proposição quanto sua aceitação foram públicas, feitas durante a solenidade;
 
A visão do Comtur
 
Para o Comtur, o objetivo final dessas ações é fomentar o turismo, o que alavancaria o desenvolvimento econômico e social do Município. Observou também que, entre a lista dos 65 principais destinos turísticos mais importantes do Brasil, de acordo com lista publicada pelo Ministério de Turismo, apenas as cidades de São Paulo e Ilhabela foram contempladas dentro do Estado.
 
Para reverter essa situação o Comtur já havia iniciado contatos com a SPTuris, empresa constituída pela Prefeitura de São Paulo para fomentar o turismo na Capital Paulista, para que Itu seja incluída no programa "São Paulo meu Destino".
Comentários