Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Veja o Top 10 das tendências em óculos para 2010

Dicas do especialista Leocádio Júnior, da Ótica Exata.

Crédito: Alan Dubner / www.itu.com.br Veja o Top 10 das tendências em óculos para 2010
Júnior, proprietário da Ótica Exata

Afinal, se sapatos e bolsas são comprados aos montes para ocasiões específicas, por que ter um único óculos de sol? A resposta talvez esteja na falta de orientação na hora da compra. Muitas vezes, nem passa pela cabeça do cliente que seria interessante ter mais do que um óculos de sol para momentos diversos. Para essa ficha cair, a orientação do consultor óptico - tanto para mostrar a possibilidade de usar modelos variados quanto para oferecer os óculos certos para cada estilo - é mais que necessária. Confira as tendências que estão fervendo nos solares desta temporada.
 
O top 10 das tendências

A la Cary Grant
Capitaneado pelo genial criador norte-americano Tom Ford, o resgate do look saído dos anos 40 e que teve como inspiração principal o galã de Hollywood da mesma época, Cary Grant, gerou peças avantajadas, com muita elegância, predominância de tons de marrom e flerte total com o passado. Os olhos mais conservadores sem dúvida estranharam bastante. Definitivamente, virou clássico.
 
O novo preto
Estava certo quem definiu o rosa como o novo preto lá pelos idos de 2003. Sem dúvida, essa cor, em tons mais fofos ou intensa como o pink encontrou seu espaço e continua fazendo a cabeça de muitas mulheres, especialmente das mais sexys e luxuosas.
 
Como um abraço
Tudo começou há anos com os modelos puramente esportivos, mas o tempo passou e a inspiração do “wraparound” (do inglês, termo para os modelos envolventes) se propagou para todos os estilos, cada um à sua maneira. Sem falar na colaboração fundamental da tecnologia que, com seus avanços, permitiu o desenvolvimentos de lentes de bases maiores, livres de distorções, sem comprometimento da qualidade visual.
 
A rapidez da tartaruga
A padronagem que reinou absoluta por tanto tempo e que, neste século, parecia condenada a viver em museu, ressurgiu rapidamente a reboque do resgate do estilo clássico. E além do clássico em si, tomou de assalto a maioria dos estilos.
 
Reluz e é ouro
O dourado continua reluzindo com força no universo dos óculos. E não chega um douradinho básico não: precisa ser dourado mesmo, daquele bem opulento e brilhante. Um luxo e prato cheio para quem gosta de brilhar.
 
O “jamegão” do famoso
O termo informal, típico da malandragem brasileira, que define assinatura, é uma brincadeira para contar que a logomania continua em alta. Os mais exuberantes seguem apaixonados pelo nome do criador ou da maison de moda estampado “em alto e bom som” nas hastes. Quanto mais alto, melhor.
 
Nos céus
Entra estação, sai estação, o aviador se mantém em alta. Do original Ray-Ban de 1937, de metal e com olhos em formato de gota, tem agora mil reinterpretações, uma mais interessante que a outra. Mais envolvente, de acetato, com linhas quadradas, aplicação de strass, enfim, é um saudável festival de releituras.
 
Especialismo
Materiais originais como madeira ou a aplicação de tecidos em hastes também estão em alta. Tudo a ver com o desejo do consumidor de se sentir único. A exclusividade, carro-chefe da customização - corruptela da expressão em inglês "custom made" ("feito sob medida") que significa a tendência de adequar um produto às necessidades individuais de cada consumidor -, é item fundamental de sedução.
 
O acetato e seus efeitos
Quem sabe o retorno do padrão tartaruga tenha sido o responsável pelas peças de acetato às vezes completamente rajadas, às vezes marmorizadas. Mais um jeito criativo de conferir identidade aos óculos.
 
Detalhes para lá de luxuosos
Há peças em que o requinte dos detalhes é tanto que beira a obra de arte. Não basta apenas um simples adorno, é preciso decorar os óculos, mas com muito bom gosto e contagiá-los ao máximo com o DNA da griffe, de preferência.

Comentários