Publicado: Segunda-feira, 5 de maio de 2008
Mês das Noivas - Música
Camila BertolazziDicas de Allie Queiroz, presidente do Coral Vozes de Itu:
Os noivos sempre nos procuram, alguns já sabendo bem o que querem ouvir, outros vêm cheios de dúvidas e, para ajudá-los, temos vários cds com “amostras”, que eles levam para casa, ouvem e decidem com mais tranqüilidade. Afinal, tudo tem ser perfeito, nesse dia muito especial.
Porém, depois de tantos anos, nós já temos as “mais pedidas”, músicas tradicionais que contribuem para criar o clima de afetividade e felicidade que são a marca registrada dos casamentos:
A marcha nupcial (Mendelssohn) não pode faltar nem nos casamentos mais moderninhos. Ela é a preferida para a entrada da noiva, às vezes precedida pelos trompetes, na clarinada (sempre dão mais pompa e solenidade).
Para a benção das alianças a Ave Maria é a mais apreciada, seja a de Gounod (a mais conhecida), de Schubert ou Fauré, sempre lindas e emocionantes. O Panis Angelicus, tradicionalíssima também vai muito bem, especialmente quando há comunhão.
Para os outros momentos da cerimônia, peças como “Jesus, Alegria dos homens”, de Bach ou as sonatas de Chopin, delicadas e suaves, são o ornamento perfeito. Quando crianças entram com as alianças, uma música mais pueril, como “Além do Arco-Íris” ou “Se esta rua fosse minha”, criam o clima perfeito para elas.
E, finalmente, na saída dos noivos, a “Ode à Alegria”, trecho da Nona Sinfonia de Beethoven, dá grandiosidade e exuberância ao fim da cerimônia.
É claro que além dessas sugestões, existe uma infinidade de músicas que podem ser executadas em casamentos. Uma vez, a noiva queria o hino do Palmeiras (é sério, aconteceu mesmo!) Mas, sem ser tão radical, as músicas têm que fazer parte do ambiente, do cenário que os noivos escolheram, tem que refletir sua personalidade e estado de espírito, para tenha significado para eles, pois farão parte de sua história.
- Tags
- coral vozes
- casamento
Comentários