Publicado: Segunda-feira, 21 de julho de 2008
Grupo "Cupinzeiro" realizou samba de roda em Itu
Esta foi uma das apresentações de samba do Festival.
Keity FinottiA Roda de Samba do Cupinzeiro, grupo de Barão Geraldo (distrito de Campinas), se apresentou em Itu na noite de sexta-feira, dia 18 de julho, como parte da programação de eventos do XV Festival de Artes de Itu.
O evento contou com interpretações de canções próprias do grupo, sambas de autores menos conhecidos e também grandes clássicos do gênero. A apresentação, focada principalmente no samba paulista, foi conduzida pelo cantor e compositor Edu de Maria, que possui um timbre semelhante ao do carioca Paulinho da Viola.
O público presente no Regimento Deodoro (Quartel de Itu) prestigiou a apresentação, e algumas pessoas se emocionaram com as músicas delicadas da cantora Anabela.
Mais Samba
O domingo, 20 de julho, também foi repleto de samba paulista. O Largo do Carmo recebeu o Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quijengues, que fez com que os espectadores dançassem e cantassem ao som dos sambas de lenço e de bumbo.
A apresentação serviu também como uma aula sobre o samba caipira, uma vez que os membros do "Urucungos", interagindo com a platéia, explicaram as origens dos ritmos, das letras e até dos aspectos históricos.
Logo após o grupo de samba, o Largo do Carmo foi tomado pela irreverência de um conjunto local de sertanejo de raiz, formado pelos repentistas Nenê do Cururu e Toninho Cunha.
Os “Curuzeiros” foram acompanhados por Natale da Viola, J. Honorato e Vicente do Violão, que executaram antigas canções caipiras. O falecido radialista ituano Nhô Juca foi homenageado nas interpretações.
O XV Festival de Artes de Itu segue até o próximo sábado, dia 26 de julho. Confira a programação completa!
- Tags
- festival de artes
- música
- samba
Comentários