Publicado: Sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Plantio de 30.550 mudas em Itu: cinco meses depois
O agrônomo Laurent Serrigny avaliou a área do mega plantio.
Keity FinottiO plantio das 30.550 mudas de árvores, realizado através do projeto “Itu Pela Vida – Plante Essa Idéia”, completou cinco meses no domingo, dia 27 de julho. Como fazemos todos os meses, convidamos um especialista para visitar a área do plantio.
Nesse mês, o engenheiro agrônomo Laurent Serrigny, acompanhou a equipe do itu.com.br e avaliou a área próxima ao Regimento Deodoro (Quartel). Segundo o profissional, de um modo geral as mudas estão boas. “O mais difícil já aconteceu, que foi fazer as mudas pegarem. Agora o importante é mantê-las irrigadas para que não morram, ainda mais nessa época de seca”, afirmou.
Irrigação
Serringny concluiu que as mudas não estão sendo irrigadas do jeito que deveriam ser, considerando a terra arenosa e que o ideal seria molhá-las a cada dois dias. “Se não molhar bem, as plantas mais fracas irão morrer e a perda poderá ser grande”, disse.
Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente de Itu, Luis Carlos Mazini, as plantas que necessitam de irrigação estão sendo molhadas com caminhão-pipa, a cada 10 dias.
Adubo
No início da época de chuvas – conforme o especialista – as plantas deverão receber adubação de cobertura.
Formigas
“As mudas de árvores plantadas nos locais próximos ao córrego estão sofrendo ataque de formigas”, alegou Laurent Serringny, uma vez que a planta ainda tem chances de viver, porém nota-se, pela aparência do caule, que a mesma está sendo atacada. “As formigas devem estar ocasionando este problema durante à noite, e o único modo de fazê-las parar é achando o formigueiro e o destruindo-o.
Espaçamento entre plantas
De acordo com o agrônomo, as plantas estão muito próximas umas das outras (1,5m por 2,5m), resultando em problemas futuramente. Outro fator ruim é a falta de espaço para a passagem de tratores ou caminhões-pipa, para que as mudas mais distantes da estrada sejam irrigadas também, sendo que nestas o serviço terá que ser feito manualmente.
Replantio
Os caminhos destinados à passagem de tratores e caminhões-pipa não servirão mais para a ação. Nos locais, foram colocadas mais mudas. Porém, estas não vingaram, devido à época de seca em que foram plantadas.
Laurent Serrigny é agrônomo há 18 anos e fundador da “Horta em Casa”, que produz e distribui no Brasil vasos com ervas condimentares de qualidade similar aos encontrados em países do Primeiro Mundo.
Leia também:
- Tags
- árvores
- plantio
- itu pela vida
Comentários