Esportes

Publicado: Terça-feira, 17 de novembro de 2009

Aprenda a "língua" dos rallyzeiros

Para entender melhor uma prova de rally, confira dicas de vocabulário:

CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo
 
CNR - Comissão Nacional de Rally

Comissário -
Autoridade desportiva da prova

Concorrente - Toda pessoa inscrita na competição, obrigatoriamente portadora de licença específica emitida pela CBA

Cureca - Sinalização representada por caveiras na planilha. Uma caveira quer dizer que deve-se ter atenção; duas, mais atenção; três, quer dizer que o piloto deve reduzir a marcha e quatro curecas significa que o trecho é muito perigoso.

Deslocamento - Trecho do roteiro entre dois controles horários (não se chama setor de ligação)

Etapa - Conjunto das provas válidas por um campeonato

FIA - Federação Internacional de Automobilismo

Forfetada - Penalização de tempo para o competidor que exceder o tempo-limite para cumprir uma etapa

Navegador - Ajuda o piloto, interpretando a planilha durante um passeio ou uma prova

Neutralizado - Parada da prova prevista pela organização da prova

Parque fechado - Zona em que não é permitida nenhuma reparação mecânica por terceiros (mecânicos)

Piloto - Pessoa que conduz o veículo, devendo ser portadora da Cédula Desportiva Automobilística da CBA e da Carteira Nacional de Habilitação

Planilha – Mapa de orientação para o percurso da prova, ficando sob responsabilidade do navegador, que orienta o piloto sobre a direção a seguir, assim como perigos e médias de velocidade indicadas.

Prólogo - Prova de velocidade que poderá determinar a ordem de largada

Prova Especial - No rally de velocidade trecho cronometrado, contra o relógio, com ordem de largada para cada equipe, assim os competidores encontram menos veículos e/ou motos no trecho.

Reagrupamento - Parada da prova pela organização, por problemas técnicos para reordenar a hora de largada dos concorrentes (preencher os buracos)

Tripulação - Piloto e co-pilotos

Vistoria – Feita antes e durante a prova. A feita antes consiste na revisão de documentos e parte técnica, para verificar se o piloto e o veículo estão de acordo com as normas estabelecidas. A qualquer momento na prova, entretanto, comissários técnicos podem vistoriar tanto o veículo como os itens de segurança.
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