Publicado: Terça-feira, 17 de novembro de 2009
Aprenda a "língua" dos rallyzeiros
Guilherme MartinsPara entender melhor uma prova de rally, confira dicas de vocabulário:
CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo
Comissário - Autoridade desportiva da prova
Concorrente - Toda pessoa inscrita na competição, obrigatoriamente portadora de licença específica emitida pela CBA
Cureca - Sinalização representada por caveiras na planilha. Uma caveira quer dizer que deve-se ter atenção; duas, mais atenção; três, quer dizer que o piloto deve reduzir a marcha e quatro curecas significa que o trecho é muito perigoso.
Deslocamento - Trecho do roteiro entre dois controles horários (não se chama setor de ligação)
Etapa - Conjunto das provas válidas por um campeonato
FIA - Federação Internacional de Automobilismo
Forfetada - Penalização de tempo para o competidor que exceder o tempo-limite para cumprir uma etapa
Navegador - Ajuda o piloto, interpretando a planilha durante um passeio ou uma prova
Neutralizado - Parada da prova prevista pela organização da prova
Parque fechado - Zona em que não é permitida nenhuma reparação mecânica por terceiros (mecânicos)
Piloto - Pessoa que conduz o veículo, devendo ser portadora da Cédula Desportiva Automobilística da CBA e da Carteira Nacional de Habilitação
Planilha – Mapa de orientação para o percurso da prova, ficando sob responsabilidade do navegador, que orienta o piloto sobre a direção a seguir, assim como perigos e médias de velocidade indicadas.
Prólogo - Prova de velocidade que poderá determinar a ordem de largada
Prova Especial - No rally de velocidade trecho cronometrado, contra o relógio, com ordem de largada para cada equipe, assim os competidores encontram menos veículos e/ou motos no trecho.
Reagrupamento - Parada da prova pela organização, por problemas técnicos para reordenar a hora de largada dos concorrentes (preencher os buracos)
Tripulação - Piloto e co-pilotos
Vistoria – Feita antes e durante a prova. A feita antes consiste na revisão de documentos e parte técnica, para verificar se o piloto e o veículo estão de acordo com as normas estabelecidas. A qualquer momento na prova, entretanto, comissários técnicos podem vistoriar tanto o veículo como os itens de segurança.
- Tags
- rally
- rallyzeiros
Comentários