Entretenimento

Publicado: Quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Coral Vozes de Itu fará seleção de Coralistas

Os interessados farão o teste no dia 03 de fevereiro

Crédito: Deborah Dubner/ www.itu.com.br Coral Vozes de Itu fará seleção de Coralistas
O coral Vozes de Itu existe há mais de 40 anos
A Associação Cultural Vozes de Itu realizará a seleção para o Coral Vozes de Itu (sopranos, contraltos, tenores e baixos), no dia 03 de fevereiro, às 14 horas, em sua sede, na Rua Almeida Júnior, 166, Vila Nova.

Informações e inscrições pelo telefone (11) 7401-3152.

Associação Cultural Vozes de Itu

Atua na cidade desde 1965 e tem hoje 150 associados e 40 cantores. Participou de grandes eventos, como o Sesquicentenário da Independência do Brasil, no Teatro Municipal de São Paulo, em 1972, dos Festivais de Artes de Itu (1993-1999) e do Mapa Cultural Paulista, versão canto coral, classificando-se em 1998 em 4º lugar entre os corais do Estado.

Realizou onze edições do Encontro de Corais ‘Dr. Benedito Lázaro de Campos’, reunindo grupos do interior de São Paulo e Minas Gerais.

Desde 1995 dedica-se à recuperação da obra coral dos compositores da cidade de Itu, tendo realizado também várias edições do recital ‘A Paixão Segundo Itu’, com obras para a Semana Santa.

Em 1996 comemorou os 150 anos de nascimento do compositor ituano Tristão Mariano da Costa, executando obras inéditas de sua autoria.

Em 2001 marcou o centenário da morte de Elias Lobo com uma missa e um sarau em sua homenagem, executando trechos inéditos da primeira ópera escrita em português, “A Noite de São João”.

Em 2003 e 2004 apresentou-se durante o Ofício de Trevas, tradicional cerimônia da Semana Santa que há mais de 50 anos não era realizada. Também em 2004 participou do Projeto Terra Paulista, no SESC Pompéia.

Em 2006, o coral fez a recuperação da obra de Elias Lobo, As Três Horas de Agonia ou Sermão das Sete palavras de N. Senhor Jesus Cristo no Calvário, dentro das solenidades tradicionais de Itu para a Semana Santa.


Luís Roberto de Francisco — regente

É Mestre em História Social pela PUC — SP. Estudou Regência na Faculdade de Artes Alcântara Machado (SP). Participou de diversos Festivais de Música, tendo sido aluno dos Regentes Elza Laczchevitz e Emílio de César. Tem trabalhado também na recuperação do acervo e da tradição musical ituana. Desde 1994 é regente do Coro da Associação Cultural Vozes de Itu.

 


Comentários