Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 9 de maio de 2007

Entrevista com o jornalista Salathiel de Souza

Crédito: Arquivo Pessoal Entrevista com o jornalista Salathiel de Souza
Salathiel com Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil
O jornalista católico Salathiel de Souza é especializado em imprensa religiosa. Atuando na área desde 1996, é colunista semanal do Itu.com.br e foi secretário pessoal do bispo Dom Amaury Castanho. Além disso, colabora com os jornais "O VERBO" da Diocese de Jundiaí e "A FEDERAÇÃO" da Paróquia Nossa Senhora da Candelária (Itu). É também Assessor de Comunicação do Colégio Divino Salvador-Itu e editor de vários boletins paroquiais, estando presente nos principais acontecimentos das comunidades católicas da região.


As igrejas de Itu estão preparando algo especial para a vinda do Papa ao Brasil?
 
Não só em Itu, mas em todas as 11 cidades da Diocese de Jundiaí, várias paróquias organizaram romarias incentivando os fiéis a participarem de alguma das missas presididas por Bento XVI no Brasil, seja em São Paulo (SP) ou em Aparecida (SP). Além da presença de vários de nossos sacerdotes e do nosso bispo Dom Gil Antônio Moreira, estarão presentes na missa do Papa com a juventude, no próximo dia 10 de maio, no estádio do Pacaembu, 170 jovens da nossa Diocese, alguns deles de Itu. Os que por acaso não conseguirem ir até São Paulo ou Aparecida, estão sendo incentivados a acompanhar a programação da visita de Bento XVI através dos meios de comunicação, em clima de oração e de muita alegria.
 
Qual a importância para a igreja católica ituana o título "Roma Brasileira"?
 
Não é de hoje que Itu é conhecida por "Roma Brasileira" e isso acontece devido ao grande número de igrejas existentes no município, além da beleza de vários dos nossos templos católicos, sobretudo os mais antigos e localizados no centro da cidade. Há em Itu aproximadamente 60 igrejas, contando as matrizes paroquiais e suas respectivas comunidades. Nossa cidade é conhecida internacionalmente devido à grandeza de suas manifestações religiosas, como a festa de Santa Rita, cuja procissão anual chega a atrair cerca de 30 mil pessoas. O fervor do povo ituano e os exemplos de vida dos religiosos nascidos na cidade, como Dom Gabriel Paulino Bueno Couto e Padre Bento Dias Pacheco, além da Madre Marie Theodore Voiron que atuou por muito tempo em nossa comunidade, contribuem para que Itu seja cada vez mais conhecida como a "Roma Brasileira", exemplo de um povo que ainda preserva a fé católica.
 
O que pode ser feito pelo turismo religioso e quais são as principais dificuldades?
 
Se há uma cidade que pode beneficiar-se do turismo religioso, uma delas certamente é Itu. Nossa cidade tem tudo para tornar-se passagem obrigatória para os que gostam desse ramo turístico, fazendo tanto sucesso quanto outros centros de peregrinação católica do Brasil. Creio que uma dificuldade inicial seja mostrar às pessoas que o turismo religioso pode alcançar uma dimensão muito maior do que apenas a da esfera religiosa e doutrinal, pois muitos de nossos templos trazem dentro de si partes importantes da nossa História e da arte-sacra no Brasil. Assim, o turismo em torno de nossas igrejas não ficaria limitado apenas aos que se interessam pela religião católica, mas também aos amantes das Artes e da História.
Acredito que um bom passo a ser tomado pelo governo municipal, com apoio de empresas e entidades interessadas no assunto, seja a construção de um grande espaço que possa ser utilizado para a realização de eventos religiosos, bem como para o devido acolhimento de excursões e peregrinos em geral. Assim a cidade de Itu poderia entrar no roteiro dos grandes eventos religiosos nacionais, oferecendo-se como local apto a recebê-los. Além disso, poderia ser feita a implantação e a conseqüente divulgação de um roteiro religioso e cultural em nossa cidade.
 
Por que houve um decréscimo no turismo religioso em Itu?
 
Não foi só o turismo religioso que diminuiu em nossa cidade. É conhecido que a partir da década de 1980 o número de turistas que visitam Itu diminuiu bastante em todos os segmentos do turismo. Ainda há um bom número de pessoas que visitam nossa cidade, porém é preciso que algo seja feito no sentido de fomentar o turismo, tanto globalmente quanto em cada um de seus ramos. No que diz respeito à religião católica, nossa cidade recebe anualmente a visita de muitos peregrinos, que passam despercebidos em meio a outros turistas. Um ponto forte de resistência positiva é a concentração de membros do Apostolado da Oração, movimento católico que foi fundado em Itu e espalhou-se por todo o país. Anualmente romeiros de todo o país participam de um dia de atividades que se concentram no Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, anexo à Igreja do Senhor Bom Jesus, na região central da cidade.
 
Uma mensagens para os jovens ituanos que encontrarão com Bento XVI.
 
Estar na presença do Papa é um momento especial para qualquer católico.
Mesmo estando a centenas de metros dele, o fato de participar com o Santo Padre de uma celebração eucarística torna-se inesquecível. Acredito que os jovens que participarão da missa com Bento XVI em São Paulo, no dia 10 de maio, no estádio do Pacaembu, lembrarão desse momento durante toda a vida.<
Comentários