Publicado: Quarta-feira, 9 de maio de 2007
Entrevista com Teresinha Stucchi
Deborah DubnerTheresinha M. Stucchi de Carvalho é priora da Ordem Terceira do Carmo e Secretária da Prótur (Associação em Prol do Desenvolvimento Turístico de Itu).
As igrejas de Itu estão preparando algo especial para a vinda do Papa ao Brasil?
Sim, todas as paróquias foram convocadas pelo Bispo de Jundiaí, D. Gil Antonio, para que promovam com suas comunidades, associações, irmandades, pastorais e ordens leigas, 5 encontros, um para cada semana de maio. Isto para que toda a diocese fique em comunhão de oração constante.
- Pela visita do Papa
- Pela reunião da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em Itaici
- Pelo 5º CELAM (Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe),de 13 a 31 de maio e que será aberta pelo Papa em Aparecida do Norte no dia 13.
Também, jovens de nossa cidade participarão do Encontro da Juventude com o Papa, no Estádio do Pacaembu em São Paulo, dia 10, 5ª feira, às 18h.
Qual a importância para a igreja católica ituana o título "Roma Brasileira"?
Eu percebo que as igrejas de Itu não valorizam muito esse título. Isso porque, nos dias de hoje, com tantos problemas gerados pela modernidade, ela não se prende mais a titulações, e sim ao trabalho dos leigos atuando em todos os setores pastorais e à valorização da liturgia e dos sacramentos.
O que pode ser feito pelo turismo religioso e quais são as principais dificuldades?
O turismo religioso não poderá caminhar fora da realidade da igreja atual. Isto porque vai precisar dos sacerdotes para muitas autorizações. E este será o maior desafio. Vencê-lo, significará o início de um projeto vitorioso.
Por que houve um decréscimo no turismo religioso em Itu?
Para atrair turistas é necessário resgatar as festas religiosas e folclóricas e divulgá-las, mostrando a importância do conhecimento do passado para podermos entender o presente e, principalmente abrir espaço para não repetir erros. Tudo isso com muito dinamismo e entusiasmo. Fazer do passado uma ausência presente.
Comentários