Opinião

Publicado: Sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Patricia Otero fala sobre Itu e o Município Verde

Crédito: Arquivo Pessoal Patricia Otero fala sobre Itu e o Município Verde
Segundo Patrícia, o objetivo de aderir ao projeto é a eficiência na gestão ambiental local
A nossa cidade acaba de aderir ao projeto ambiental “Município Verde” do governo de São Paulo. O objetivo é a eficiência na gestão ambiental local.
 
As principais diretrizes para a gestão ambiental pública expressas no Protocolo do Município Verde são: a implantação da educação ambiental, a melhoria dos sistemas de tratamento de esgoto, coleta e reciclagem de lixo, arborização, entre outras.
 
Essa adesão ao Protocolo Verde estimula o município de Itu a constituir uma estrutura executiva para articular e implementar ações sócio-ambientais locais.
 
A articulação e a parceria entre Secretarias do Município, Câmara de Vereadores, ongs e movimentos sociais, os Comitês de Bacias e as agencias ambientais do Estado, facilitarão e darão força a este processo, já que várias ações nesse sentido vêm sendo realizadas na cidade.
 
Para a efetivação desse trabalho a formação em educação ambiental de todos os atores envolvidos (gestores públicos, cidadãos, coordenadores, dirigentes de ensino e professores) é fundamental, para que a discussão sobre a crise ambiental e a busca das melhores soluções para nossa cidade sejam compartilhadas e enfrentadas por todos nós.
 
Em 2008, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente fará uma avaliação desses trabalhos e dará uma nota ambiental aos municípios. As notas 10 receberão o Prêmio Franco Montoro de ecologia.
 
Vamos trabalhar e fortalecer nossas conexões para que Itu continue sendo uma ótima cidade para se morar com qualidade ambiental e de vida de todos.
 
Saiba mais:
Programa:
Educação Ambiental:
www.5elementos.org.br

Patrícia Otero é Pedagoga com especialização em Teoria e Prática do Meio Ambiente. Atua no movimento ambientalista com foco em educação ambiental. É fundadora e diretora do 5 Elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental. Publicou livros, ministra cursos, palestras e presta consultoria. Nos últimos anos vem se especializando na área de tecnologias da comunicação para a educação ambiental. É idealizadora do Mais Ambiente - site de educação ambiental e elo articulador da REPEA - Rede Paulista de Educação Ambiental. Morou em Itu na infância e adolescência e voltou à cidade em 1998.
Comentários