Publicado: Segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Estiagem provoca racionamento de água em Itu
Diariamente, das 8 às 17h, todos os bairros ficarão sem água
Camila BertolazziO Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itu) comunica à população sobre a necessidade de iniciar o racionamento no fornecimento de água potável na cidade, em razão da atual situação:
> Estiagem em todo o Estado de São Paulo que já se prolonga por mais de 60 dias.
> Em decorrência, a diminuição dos níveis dos mananciais que abastecem a cidade.
> Os mananciais se encontram em nível de alerta, impossibilitando a captação de água em quantidade necessária para o pleno abastecimento da cidade.
O Saae solicita a compreensão da população ituana para que possa superar este período prolongado de estiagem com o mínimo de transtorno possível, pedindo ainda a colaboração no sentido do uso racional, evitando o agravamento no desabastecimento.
O longo período sem fortes chuvas infelizmente atinge a maior parte do Estado e grande parte do País, prejudicando também o abastecimento de muitas cidades do Estado e, inclusive, da região, como Indaiatuba, Limeira, Sumaré, São Pedro, entre outras. Segundo informações dos principais institutos de meteorologia, não estão previstas chuvas significativas até a segunda quinzena de outubro.
O governo municipal tem tomado todas as providências possíveis para amenizar o problema, e assume o compromisso de informar e alertar a população ituana de que o longo período de estiagem, considerando chuvas significativas, não traz outra solução senão adotar o sistema de racionamento do abastecimento em praticamente toda a cidade, a fim de garantir que, ao menos nos períodos em que a maioria das pessoas encontra-se em suas residências, possam utilizar a água. Da mesma forma, reitera, mais uma vez, a necessidade de fazer o uso consciente da água, evitando ao máximo desperdícios quando do uso doméstico para higiene pessoal e higiene do lar. Para isso, o Saae recomenda atitudes como a substituição da mangueira pela vassoura para a limpeza de garagens e calçadas, por exemplo.
Comentários