Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Águas de Itu assume o SAAE

A empresa promete investir no sistema e no abastecimento.

Crédito: Lilian Sartório/ www.itu.com.br Águas de Itu assume o SAAE
Os representantes da "Águas de Itu" assinaram contrato com a Prefeitura

Na última quinta-feira, 04 de outubro, foi assinado o contrato de concessão do SAAE à iniciativa privada, envolvendo um investimento da prestadora de serviços no valor de R$ 50 milhões.
 
A “Águas de Itu Exploração de Serviços de Água e Esgoto Ltda.”, após vencer concorrência pública realizada pela Prefeitura de Itu, passa a assumir os serviços de água e esgoto no município pelos próximos 30 anos. No entanto, este tempo pode ser retificado no caso de possíveis problemas. A empresa pertence à Concessionária Colinas e já presta esse tipo de serviço em mais três cidades.
 
Segundo informações fornecidas em entrevista coletiva à imprensa, a dívida que o SAAE tem com a Prefeitura, no valor de R$40 milhões, deverá ser paga pela nova empresa em um período de cinco anos. Foi informado também que a “Águas de Itu” tem 90 dias para regularizar toda a sua situação e se adequar à cidade.

A assinatura do ato de transferência do sistema municipal de água e esgoto de Itu teve as participações do prefeito Herculano Passos Júnior e dos representantes da empresa Águas de Itu, o diretor-executivo Fernando Humphreys e o acionista Manuel Rodrigues. Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, Benedito Roque Moraes; os vereadores Osmar Barbosa, Neto Beluci, Reginaldo de Castro, Emerson Cury, Luiz Costa e José Elias de Queiroz; e os secretários municipais Antônio Jorge Trinca (Governo) e Antônio Luiz Carvalho Gomes (Administração).
 
Tarifas e pagamentos
 
A equipe do itu.com.br esteve presente no ato da assinatura do contrato, oportunidade que aproveitou para perguntar sobre assuntos de interesse geral à população, como taxas e racionamento.
 
O que se sabe até o momento é que os inadimplentes devedores ao SAAE são de responsabilidade do mesmo, que irá fiscalizar os serviços da nova empresa sob a direção do presidente Maurício Dantas.
Além disso, foi informado que a tarifa cobrada pela água, assim como todas as taxas da cidade, é de responsabilidade do prefeito, que afirmou que não haverá mudanças em menos de um ano. 
 
Planos para o futuro
 
A “Águas de Itu” promete modernizar o sistema (captação, tratamento e distribuição) e melhorar o abastecimento de água na cidade. De acordo com a direção, “essa é uma mudança importante porque significará mais investimentos e mais qualidade na prestação desses serviços à população, que há décadas enfrenta problemas com o abastecimento”.
 
Em seu plano de negócios, estão contemplados os seguintes projetos:
 
- construção de cinco novas represas, que servirão para armazenar mais água para a cidade, principalmente em períodos de estiagem
- tratamento de 100% do esgoto da cidade
- manutenção das tubulações da cidade, que são antigas.

A empresa, representada pelo acionista do projeto, Manuel Ribeiro, afirma também que os funcionários das estações de tratamento receberão propostas de trabalho, mas a idéia principal é manter todos os funcionários antigos.
 
Além das metas previstas no contrato de concessão, como a melhoria e ampliação dos serviços, a empresa diz estar determinada a estabelecer um novo padrão de relacionamento com o consumidor, adotando uma política de comunicação que permita prestar esclarecimentos de forma transparente.  
Comentários