Publicado: Quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Almeida, ilustre representante da cultura paulista
Camila BertolazziAlmeida Júnior revela desde cedo inclinação para o desenho e pintura, e aos 19 anos parte de Itu, sua cidade natal, para o Rio de Janeiro, a fim de ingressar na Academia Imperial de Belas Artes (AIBA). Assim que conclui os estudos, o pintor retorna a Itu, onde abre um ateliê e atua como retratista e professor de desenho.
Em visita ao interior de São Paulo, o imperador Dom Pedro II impressiona-se com seu trabalho e concede-lhe uma bolsa de estudos para a Europa. O ituano vive em Paris por seis anos, e ao regressar ao Brasil, em 1882, expõe na Aiba as obras produzidas na França. No ano seguinte, instala ateliê em São Paulo tornando-se um dos responsáveis pelo amadurecimento do meio artístico paulista, pois, além de estabelecer uma relação mais moderna com o mercado local, contribui para a formação de novas gerações de artistas.
Almeida Júnior realizou na última década de sua vida o conjunto de telas de temática regionalista pelo qual conquistou definitivamente seu lugar na história da arte brasileira. Em pinturas como Caipiras Negaceando, Caipira Picando Fumo, Amolação Interrompida, Apertando o Lombilho, e O Violeiro revela a admiração por pintores não-acadêmicos, mas de grande importância na França do século XIX. Veja as principais pinturas de Almeida Júnior!
Segundo estudiosos, existia o desejo de aproximação realista ao cotidiano do homem do interior sem o filtro das fórmulas universalistas da pintura acadêmica. Por isso, Almeida Júnior não hesitava em retratar o caipira em seu ambiente pobre e simples, em sua vida calma e triste, sem nunca ridicularizá-lo ou transformá-lo em personagem pitoresco.
Durante toda a sua carreira, mesmo enquanto viveu no exterior foi acompanhado pela imprensa ituana que sempre publicou suas conquistas, prêmios recebidos e participações em exposições e salões de arte. Em diversas ocasiões foi recebido na cidade com festa, banda, aplausos e discursos. São muitas as relações entre Itu e a pessoa de Almeida. Ter nascido no interior talvez tenha sido um dos fatores determinantes para o desenvolvimento da sua produção regionalista, Almeida tinha fortes laços com sua cidade natal.
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