Publicado: Sexta-feira, 14 de março de 2008
Estouro do Judas acontece no domingo de Páscoa
O tradicional evento em Itu tem início às 12 horas.
Keity FinottiO tradicional Estouro do Judas em Itu acontece este ano no dia 23 de março, domingo de páscoa, na praça Padre Miguel, às 12 horas. Em 2006, o evento foi registrado no Livro dos Recordes Brasileiro como a mais antiga festa do Judas do país, ocorrendo desde 1877.
O espetáculo inicia-se com 12 badaladas dos sinos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, seguida de sete estágios de explosões com morteiros, bateria de rojões, bombas, mosquetes e apitos. No final, o boneco de Satanás monta nos ombros de Judas, os dois deslizam para diante do mastro fixado no meio da praça, e em poucos segundos acontece a explosão.
A tradição, iniciada pelo português Joaquim Corneta, é mantida nos dias de hoje por Milton Veronessi sob a supervisão do “fogueteiro” Zico Gandra. O show pirotécnico é a versão tipicamente ituana e exagerada da conhecida malhação do boneco do traidor de Cristo.
Ao contrário de outras cidades, em que uma figura representativa de Judas leva pauladas da população, em Itu os bonecos do capeta e do mau apóstolo são feitos de papelão, cola, tecido e explosivos, que ficam dentro dos mesmos.
Comentários