Publicado: Sexta-feira, 23 de maio de 2008
Tapetes colorem as ruas de Itu no Corpus Christi
Conheça os detalhes na confecção dos alegres tapetes!
Camila BertolazziMilhares de pessoas participaram da solenidade de Corpus Christi em Itu. Logo pela manhã membros de associações e pastorais, paróquias e comunidades de jovens começaram a confecção dos tapetes tradicionais que enfeitaram o percurso por onde passou, no período da tarde, a procissão com o Santíssimo Sacramento.
Em Itu, a tradição da confecção do tapete em Corpus Christi ocorre há mais de 40 anos e segundo a lenda popular “nunca chove nesse dia”, tal como aconteceu este ano também. O frio dos dias anteriores deu um descanso a todos, que puderam deixar os agasalhos em casa e colocar mãos à obra em meio a serragens coloridas, cal, pó de café, casca de ovo, palha de arroz e flores os quais colorem o grande tapete que embeleza as principais ruas da cidade no feriado religioso.
À tardezinha, após a santa missa, os fiéis foram convidados a participar da procissão eucarística. Monsenhor Durval de Almeida levou em suas mãos o ostensório contendo o Santíssimo Sacramento. Milhares acompanharam a procissão em honra do Corpo de Cristo pelas ruas centrais de Itu. No fim da procissão, em frente à Matriz da Candelária, os fiéis receberam a bênção do Santíssimo Sacramento, cantaram e louvaram a Sagrada Eucaristia.
Os fiéis da Paróquia Sagrada Família, no bairro Cidade Nova, também celebraram com muita fé a festa de Corpus Christi. Nas primeiras horas do dia, crianças, jovens e adultos confeccionaram os tradicionais tapetes artesanais em um trecho da avenida da Paz Universal. Pontualmente às 15h, o padre Juverci Pontes Siqueira presidiu a missa campal e logo em seguida foi realizada a procissão pelas ruas do bairro, com muita música e oração, e principalmente na presença do Santíssimo Sacramento.
- Tags
- corpus christi
- procissão
Comentários