Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Plantio Itu pela Vida: sete meses depois

Um parque ecológico está nascendo.

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Plantio Itu pela Vida: sete meses depois
Patricia Otero se surpreende: Itu já tem um Parque Ecológico!
por Deborah Dubner

Sete meses após o grande evento “Itu Pela Vida – Plante Essa Idéia”, que permitiu o plantio de 30.550 mudas de árvores em 60 minutos, a equipe do itu.com.br voltou novamente ao local.
 
Nos primeiros três meses, acompanhamos mensalmente, sempre levando uma pessoa da área ou cidadãos para avaliar e fiscalizar o andamento desse grande projeto. (acompanhe: mês 1; mês 2; mês 3; mês 5). Atualmente, o acompanhamento tem sido feito a cada dois meses, e assim continuará até que a cidade esteja convencida de que o plantio não foi em vão, e que todo o esforço germinará.

Desta vez levamos uma educadora ambiental, integrante do COMDEMA, que muito tem feito pelo Meio Ambiente, não só em Itu, mas em toda a região. Patrícia Otero, colunista do itu.com.br e atuante em escolas, empresas e associações, participou do mega plantio em 27 de fevereiro deste ano e nunca mais havia retornado ao local. “Eu me surpreendi com o que vi hoje. Itu já tem um Parque Ecológico! Eu nem sabia que estava assim!”, exclamou Patrícia.
 
De fato, foi uma grata surpresa perceber que está nascendo um Parque Ecológico em Itu. As mudas, embora pequenas, continuam vivas. A paisagem, apesar de pouco árida, esverdeia os olhos de quem as vê. Pássaros voam e passeiam pelo chão, as espécies são diversas e até mesmo flores podem ser encontradas em alguns esconderijos.
 
Um caminho de pedrinhas foi desenhado por todo o parque, com um belo projeto paisagístico, tão simples quanto charmoso. “Achei o caminho muito bonito, as lixeiras de madeira com aparência orgânica estão lindas”, comentou Patrícia. A educadora ambiental vê neste parque uma rica possibilidade de encontro: “Acredito que este Parque que está nascendo pode ser construído pelas próprias pessoas que vão usá-lo. Sugiro aos jovens, senhores e senhoras vir caminhar ou passear aqui para observar a fauna e a flora. Temos flores, diversas espécies de árvores e muitos pássaros. E às escolas, é um excelente lugar para vivências e aprendizado na natureza. Já que temos, vamos usar!”, convida.
 
Contrariamente ao que muitos cidadãos disseram na época do plantio, as sementes dessa idéia não morreram. Em junho, cerca de 400 mudas foram replantadas. No mesmo mês, várias escolas participaram do replantio com seus alunos. Sinal de que o local não foi abandonado pela administração pública.
 
Sete meses depois, a surpresa é ainda maior: vislumbra-se o nascimento de um Parque Ecológico. Até mesmo pessoas caminhando e fazendo exercícios nós encontramos.
 
É certo que o caminho ainda não está concluído e muito há para se fazer. No entanto, temos que levar em conta que o período de estiagem está chegando ao fim e as mudas estão vivas. Há também, em vários locais, muitas braquiárias, um mato extremamente agressivo para as plantas. De acordo com o Engenheiro Agrônomo Jean Jacques Massat, que acompanhou nossa equipe após um mês de plantio, em outubro e novembro, quando começar novamente a chover, é fundamental uma roçada a cada 15 dias, pois a braquiária ocupa o espaço da muda.
 
Mas para quem visita o local, é muito forte a percepção de que o parque está vivo e sendo cuidado. É de se esperar que a atenção e manutenção continue a ocorrer, para que esse sonho vire de fato uma realidade!
 
É com este objetivo que nossa equipe tem acompanhado esse projeto. Patrícia Otero reitera: “Parabenizo a importância do trabalho que o portal itu.com.br tem feito nesses últimos sete meses, revelando para os potenciais usuários do Parque Ecológico o acompanhamento do seu desenvolvimento”.
 
Fica então o nosso convite: conheça, confira e tenha a sua própria opinião!
Comentários