Publicado: Quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Parto de Cócoras
Guilherme MartinsO parto de cócoras é realizado da mesma forma que o natural mudando a posição da mãe, que, ao invés de ficar na posição ginecológica normal, mantém-se de cócoras.
É um parto mais rápido, pois é auxiliado pela gravidade, mais cômodo para a mulher e mais saudável para o bebê, pois não se tem mais a compressão de importantes vasos sanguíneos que acontece com a mulher deitada de costas.
Indicado para mulheres que tiveram gravidez saudável e sem problema de pressão, o parto de cócoras só pode ser realizado se o feto estiver na posição cefálica (com a cabeça para baixo).
A participação do companheiro, a ausência de métodos invasivos para alívio da dor, a liberdade de movimentos dada à mulher no momento do nascimento da criança e a recuperação imediata são as principais vantagens do parto de cócoras.
Opinião do profissional: “É um parto saudável, mas também é muito cansativo para a mãe, já que a maioria não agüenta ficar nessa posição por muito tempo. As índias fazem muito esse tipo de parto, mas para elas a facilidade é maior devido ao costume de desempenhar atividades nessa posição”.
Comentários