Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama é o primeiro Presidente 2.0 do mundo

A Internet tem movido à vida política dos EUA há alguns anos

A Internet tem movido à vida política dos EUA há alguns anos, mas nessa corrida presidencial a Casa Branca ficou clara a sua força. Obama começou do zero, com poucos recursos e sem muito reconhecimento. Usou a Internet para arrecadar dinheiro e mobilizar rapidamente adeptos a sua campanha. Foi assim que conseguiu vencer Hillary e disputar com Mc Cain o cargo mais importante do país.
 
Conseguiu juntar dozes vezes mais dinheiro que John Kerry, candidato à presidência em 2004 contra Bush, que também dependia das arrecadações online. Alcançou o apoio de mais de 2,5 milhões de pessoas mobilizadas em defesa do seu programa de governo e com isso foi capaz de conseguir mais voluntários locais nos estados chave antes da campanha de Clinton.
 
As eleições primárias registraram um crescimento de mais de 100% na participação de eleitores entre 18 e 29 anos, em comparação com o pleito de 2004. Outro dado importante é que a cada quatro eleitores, um é jovem. A realidade é que esse público passa a maior parte do dia conectado, assistindo vídeos online como os do Youtube, utilizando redes sociais como o Orkut e o Facebook, e lendo blogs e sites de notícias. Em um país onde a penetração dessa mídia atinge mais de 90% dos lares, não dava para deixar de lado a Web.
 
A utilização da rede social da Internet foi uma característica única da campanha de Obama. Uma página criada no MySpace por seus adeptos, que não estão ligados a qualquer funcionário da campanha, teve rapidamente uma inscrição de 160.000 pessoas. Foi uma manifestação pública de apoio que teve um impacto político muito mais amplo, uma ferramenta poderosa para ganhar novos adeptos e ativistas para o site.
 
“A estratégia Internet usada pelo Sr. Obama foi o cerne do seu plano para conquistar a nomeação democrata”, diz o especialista Phil Noble, que acompanha as tendências em relação à Internet e política.
 
Apoio a Tecnologia
 
Dias antes da eleição norte-americana, Barack Obama lançou um vídeo de campanha sobre tecnologia, no qual prometeu mais fundos para pesquisas e uma maior presença do governo na Internet. No vídeo de quase três minutos, Obama promete duplicar os fundos federais para a pesquisa e implementar políticas que podem "manter a porta aberta para a próxima geração de novatos".
 
Obama também prometeu divulgar na Internet mais dados do governo durante sua administração e "garantir que todos os americanos tenham banda larga". Esse foi um dos assuntos abordados no evento "Eleições 2.0 – Como a Internet está mudando a política" realizado em Itu, em julho desde ano.

Comentários