Publicado: Segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Casa do Barão inaugura nova exposição em Itu
Ela conta a história de "Taunay e a bibliografia cafeeira".
Camila BertolazziA exposição “Taunay e a bibliografia cafeeira” marcou o início da 2ª edição do Seminário do Café, que acontece ao longo dessa semana, na Casa do Barão.
A exposição visa mostrar um pouco da história de Afonso d’ Escragnolle Taunay, que foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia Brasileira de Letras; professor da Escola Politécnica de São Paulo e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Dirigiu o Museu Paulista (Museu do Ipiranga) de 1917 a 1945, e em 1921 recebeu a incumbência de organizar o Museu Republicano “Convenção de Itu".
Sobre o autor
Afonso d’ Escragnolle Taunay nasceu em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, Santa Catarina, em 11 de julho de 1876, quando seu pai Alfredo d’ Escragnolle Taunay (1843 – 1899) presidia o governo da Província.
Formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1900, e já no ano seguinte estava lecionando Química e Física no Curso de Engenheiros Industriais na Escola Politécnica de São Paulo.
Dedicando-se aos estudos hidrográficos. Ele especializou-se como grande mestre do bandeirismo paulista e do período colonial brasileiro. Sua vasta erudição permitiu-lhe produzir uma imensa bibliografia, desenvolver estudos sobre terminologia científica e preparar edições comentadas de outros autores.
A exposição pode ser vista até o dia 14 de dezembro, na Casa do Barão, localizada na rua Barão de Itaim, 140, centro de Itu. Mais informações pelo telefone (11) 4023-2525.
- Tags
- exposição
- café
- casa do barão
Comentários