Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A importância da Vila Vicentina de Itu

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br A importância da Vila Vicentina de Itu
A Vila Vicentina foi reformada recentemente e abriga mais de 30 idosos
A Associação da Vila de São Vicente de Paulo foi fundada no dia 02 de fevereiro de 1938, e desde então, tem como objetivo atender idosos com idade igual ou superior a 60 anos, sem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso, visando um envelhecimento sadio.
 
De acordo com a Assistente Social do asilo, Simone Vieira Ferrari, a procura é muito grande, mas a seleção é ainda mais rigorosa. “Nós só aceitamos o idoso com uma justificativa muito forte, pois é dever da família cuidar dele”, justifica profissional que trabalha na Vila Vicentina há 13 anos.
 
O quadro de funcionários é formado por 29 profissionais divididos em enfermeiras, cozinheiras, faxineiras, fisioterapeuta e assistente social. Juntos eles proporcionam assistência material e espiritual, tais como alimentação, vestuário e medicamento.
 
Simone conta que no mínimo uma vez por mês os internos fazem um passeio. Mas ela logo explica: “Democracia é a palavra chave aqui. Ninguém é obrigado a participar de nenhuma atividade. Participa quem quer e do que quer”. E completa: “Mas no geral eles são muito ativos”.
 
Várias escolas e faculdades de Itu e região desenvolvem projetos voluntários com os idosos. Caminhada, esportes em geral, bailes, chás e viagens são os principais. “Nós sempre deixamos as portas abertas para que eles sejam acolhidos pela comunidade”, salienta a Assistente Social.
 
Além dos passeios rotineiros, Simone conta que alguns idosos são liberados para sair, dependendo as condições físicas e mentais, dentro do horário determinado.
 
Todos esses benefícios têm um custo. Cerca de R$1800 são gastos todo mês com cada idoso, principalmente com medicação, fraudas e funcionários. “A maioria dos internos é aposentada. Desse dinheiro, 70% são direcionados para a manutenção do idoso na entidade, e o restante fica com eles”, explica a Assistente.
 
As visitas acontecem todas às tardes, das 15h às 16h30. A Associação está localizada na rua Luiz Gonzaga Bicudo, 1435, bairro Vila Nova. Mais informações pelo telefone (11) 4024-0733 ou pelo e-mail [email protected].
Comentários