Publicado: Quinta-feira, 19 de março de 2009
Conheça o projeto "Criança e Consumo"
Se você quer ser um educador atuante, mergulhe nesse projeto
Deborah DubnerO Projeto “Criança e Consumo” é desenvolvido pelo Instituto Alana e contempla uma série de ações para evitar o abuso de publicidade voltado a crianças. Desde 2005, essas atividades têm colaborado para despertar a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes.
Algumas ações em 2008
- Em setembro de 2008, realizaram o 2° Fórum Internacional, onde foi discutido o impacto negativo da comunicação mercadológica dirigida às crianças na esfera social, econômica e ambiental.
- Em abril, conseguiram uma limitação à publicidade infantil
- Em outubro, promoveram um concurso em parceria com a revista Nova Escola para provocar profundas reflexões sobre o consumismo na infância.
- Participaram da criação de projeto da Câmara que cria aulas de relação de consumo
- Participaram de campanhas para proibição de anúncios nocivos para crianças
Documentário “Criança, a alma do negócio”
Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mai. De onde vem este desejo constante de consumo?
Assista um documentário imperdível para educadores e pais sobre a influência da publicidade no dia a dia da criança.
Publicações
Há uma série de artigos de leitura obrigatória para pais e educadores que querem fazer diferença com suas crianças. Conheça algumas publicações voltadas para o tema Criança e Consumo.
Campanha “Pare. Pense!”
A campanha “Pare. Pense!” faz parte das ações de conscientização do Projeto Criança e Consumo e é composta por cinco vídeos. Com o objetivo de divulgar conteúdos de fácil absorção sobre as conseqüências do consumismo infanto-juvenil, a campanha aborda os impactos desse comportamento por meio de mensagens educativas direcionadas a pais, educadores e formadores de opinião. Esses vídeos têm a finalidade de despertar a reflexão sobre obesidade infantil, erotização precoce, alcoolismo, stress familiar, delinqüência e violência.
Os vídeos podem ser acessados gratuitamente e podem ser baixados da net para cada um montar o seu próprio dvd com toda a campanha. Veja os videos!
Os vídeos podem ser acessados gratuitamente e podem ser baixados da net para cada um montar o seu próprio dvd com toda a campanha. Veja os videos!
- Tags
- consumidor
- criança
Comentários