Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 30 de março de 2009

Os cuidados pós-tatuagem

Água
 
A água é um elemento importante para o processo químico de cicatrização, fazendo parte da cadeia de fixação do colágeno. A pele muito seca pode perder mais células ou demorar mais para cicatrizar. Por outro lado, o excesso de água também prejudica ao amolecer a casquinha. Por isso, é muito importante, nesse período, não deixar a tatuagem exposta ao sol, não ir à praia, piscinas, saunas, nem tomar banhos longos, e não esfregar com buchas abrasivas ou sabonetes fortes.
 
Alimentação
 
Deve-se tomar cuidado com a alimentação nos períodos de cicatrização, pois em algumas pessoas a pele pode adquirir um comportamento mais reativo e sofrer alergias, que podem comprometer o trabalho. Recomenda-se a suspensão de alimentos:
- Muito gordurosos
- Carne de porco
- Frutos do mar
- Comida japonesa
- Pimentas
 
Casquinha
 
Não puxe a casquinha! É o conselho de todo tatuador. Esse ritual viciante pode abrir buracos nos desenhos, mesmo quando a casquinha parece fina e superficial.
 
Filme plástico
 
Muitos tatuadores recomendam o recobrimento do local da tatuagem recém-feita com plástico de embalar alimentos, por pelo menos três dias. No entanto, nem todos os profissionais compartilham da mesma opinião, pois alega-se que a pele recoberta pode gerar uma ambiente propício para a formação de colônias de bactérias. A tatuadora ituana Mônica Gomes dos Santos orienta para que o local tatuado não seja coberto, pois “a pele solta uma secreção que é responsável pela formação de uma película natural”, explica.
 
Lavagem
 
Deve-se lavar a região com sabonete neutro durante o banho para manter o local limpo. A pomada também sairá na lavagem. Além disso, os resíduos podem criar uma superfície de risco por falta de assepsia.
 
Pomada
 
A cicatrização varia de quatro a 15 dias. Nesse período é essencial a aplicação de pomada cicatrizante. “Eu recomendo pomadas para assadura de bebê, que além de cicatrizar, também hidrata a pele”, afirma Mônica Gomes dos Santos. Em média três vezes por dia é o ideal. As pomadas costumam conter dexpantenol, um ácido que ajuda a formação do tecido sem excessiva troca de células.
 
Protetor Solar
 
O protetor solar deve ser usado sempre, mas só depois que a cicatrização tenha sido completa. “A tatuagem é uma porta aberta para o corpo, como um ralado, se você não cuidar prejudica”, salienta a tatuadora Mônica.
Comentários