Sustentabilidade

Publicado: Sábado, 4 de julho de 2009

Comarei lança campanha de doação em Itu

O objetivo é a ampliação da cobertura do galpão de triagem.

Crédito: www.itu.com.br Comarei lança campanha de doação em Itu
A cooperativa é responsável pela coleta seletiva de 100% do município
A Comarei - Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu lançou a campanha “Cada um com seu quadrado”, que tem como objetivo pavimentar a ampliação do galpão em execução na entidade.
 
A empresa Sorocaba Refrescos doou, em maio, a ampliação da cobertura do galpão do centro de triagem, mas não contemplou o pavimento, “por isso estamos desenvolvendo esta campanha para que empresas e famílias colaboradoras possam contribuir”, diz Valéria Rusticci, coordenadora de Projetos da Comarei, a execução da pavimentação dos 2500m² de área, a obra total foi orçada em R$ 90 mil.
 
O pátio foi dividido em quadrados a serem concretados em tamanhos que variam de 1x1m e 2x2m estando as famílias e empresas convidadas a contribuir, os preços dos quadrados é de R$ 97 por metro quadrado, os doadores poderão estampar nos quadrados doados o nome da família ou empresa colaboradora.
 
"Temos urgência, pois a mão de obra contratada é da construtora que está hoje executando a cobertura eles fizeram um preço justo e também participarão da campanha doando mão de obra de alguns quadrados, se nós não adquirimos o capital, fatalmente perderemos a parceria", conclui Darcio Gregorio, presidente da Comarei.

Atualmente, apesar de parte do pátio da cooperativa ter sido coberto, o piso não foi completamente cimentado. “Por enquanto apenas sete metros quadrados foram ‘vendidos’. Se por um lado o telhado protege do sol o material recolhido e os cooperados, por outro piorou as condições de trabalho dos últimos, pois quando chove as poças que se formam no piso irregular e com caída para um dos lados do terreno não secam sem o calor do sol”, afirma Inês Trost, colaboradora.
 
“Quando os caminhões manobram na área, então, as poças viram lamaçais. Com isso já se perderam quatro caminhões, ou 24 toneladas, de material reciclável, e a tendência é que mais ainda se perca”, conclui.
 
Hoje a Comarei possui 67 cooperados e vem enfrentando firmemente a criste econômica que assola o setor. "Com a derrubada dos preços não temos condições de arcar com o custo desta obra que é urgente, temos cooperados com problemas de saúde devido a poeira e a perda do material na lama inviabiliza a reciclagem. 
 
A cooperativa é a responsável pela coleta seletiva de 100% do município gerando renda e dando destino correto aos materiais recicláveis que poderiam poluir o meio ambiente.  
 
Os interessados em adquirir seu quadrado poderão entrar em contato com a Comarei através do telefone (11) 4025-2590.

>> Leia também: Comarei e o Lixo Reciclável de Itu

Comentários