Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente para Gabriel Bitencourt

Crédito: Arquivo Pessoal Dia do Meio Ambiente para Gabriel Bitencourt
O Brasil dos tempos atuais já teve seu furacão!
Gabriel Bitencourt, ambientalista, professor, político na área ambiental e colunista do itu.com.br, convida à seguinte reflexão pra esta data:  
 
A temática ambiental, até por conta das abordagens "naturalistas" feitas pela mídia tradicional, nos leva, quando falamos sobre Meio Ambiente, a pensar em ecossistemas distantes. Não raro, as imagens que povoam nossas mentes, quando pensamos no tema, são de ambientes intocados, florestas exuberantes, geleiras distantes, águas cristalinas de ambientes paradisíacos.
 
Por outro lado, com a crise ecológica que assola o Planeta - com sua face visível e perceptível, dada pelas alterações climáticas - hoje, também, preocupa-nos as grandes catástrofes. O Brasil dos tempos atuais já teve seu furacão!
 
Tanto uma situação como outra pode nos levar a uma inação dada por uma sensação de impotência.
 
A visão fortemente naturalista ou a percepção da proximidade de catástrofes acabam aniquilando nossas possibilidades de ações afirmativas em defesa do Meio Ambiente. "Afinal, o que eu posso fazer? Tudo é tão distante e tão grande?"
 
É preciso revisar esses conceitos e buscar a percepção do ambiente em nosso entorno. A percepção da contribuição que pequenas ações tomadas de maneira solitária, às vezes, podem causar. O ato de diminuir a produção de resíduos sólidos, de economizar energia elétrica, água, ou de realizar compras sustentáveis, são alguns exemplos.

Por outro lado, o momento socioambiental de nosso Planeta exige também que nos organizemos mais e melhor, inclusive, para cobrar daqueles que tem responsabilidades político-administrativas as atitudes sustentáveis necessárias para a vida da/na Terra.
Comentários