Publicado: Quarta-feira, 17 de junho de 2009
Esportes Radicais
Camila BertolazziArvorismo
O arvorismo é uma atividade que consiste em atravessar pontes de diferentes formas e dificuldades, ancoradas em árvores ou postes de eucalipto, onde o praticante pode testar seu equilíbrio e coordenação para transpor obstáculos.
Para praticar o arvorismo, não é necessário ser atleta, precisa apenas disposição e coragem para superar os desafios. Com a supervisão de monitores treinados, os aventureiros estimulam a capacidade individual, exercitando o corpo e a mente, desenvolvendo o equilíbrio interior e aliviando o stress diário através da adrenalina.
Escalada
A escalada esportiva é uma prática que utiliza as técnicas e movimentos de montanhismo e que tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração do atleta. A técnica, a coragem, a adrenalina, juntamente com a força, são os fatores fazem da Escalada um esporte apaixonante.
O atleta da escalada deve encontrar diferentes soluções para ultrapassar os obstáculos, não importando se está em uma cadeia de famosas montanhas européias ou na parede de uma academia.
Os equipamentos básicos para a prática da escalada são: cordas, sapatilha para escalada, capacete e pó de magnésio para passar nas mãos.
Mergulho
Ideal para quem gosta de explorar um mundo totalmente diferente, a prática do mergulho também é importante para aliviar a tensão e o stress.
Equipamentos básicos:
Snorkel - permite a respiração quando o mergulhador se encontra na superfície da água;
Nadadeiras - auxiliam e dão mais força aos movimentos;
Colete - controla a flutuação do mergulhador;
Cilindro - armazena o ar respirável;
Máscara - protege os olhos e permite a visibilidade;
Roupa isotérmica - mantém o calor natural do corpo dentro da água;
Profundímetro - indica a profundidade.
Nadadeiras - auxiliam e dão mais força aos movimentos;
Colete - controla a flutuação do mergulhador;
Cilindro - armazena o ar respirável;
Máscara - protege os olhos e permite a visibilidade;
Roupa isotérmica - mantém o calor natural do corpo dentro da água;
Profundímetro - indica a profundidade.
Paintball
É um jogo onde duas ou mais equipas competem entre si. Cada participante possui uma arma que atira cápsulas de gelatina recheadas com tinta solúvel em água. Se você leva um tiro a bolinha estoura te marcando, então, você está fora do jogo.
A variação mais comum são dois times em lados opostos de um terreno (cada lado é considerado uma base), com uma bandeira pendurada no meio. O objetivo é sair de sua base, pegar a bandeira e colocá-la na base do oponente.
Paraquedismo
Voar. Esse é o resumo do paraquedismo, um esporte que possibilita ao homem sentir toda a liberdade de voar. Até o momento de abrir o paraquedas, é uma queda livre sem nada para atrapalhar, literalmente como o vôo dos pássaros.
O indivíduo salta de um pequeno avião em queda livre, caindo em velocidade entre 200 km/h e 350 km/h e em determinado momento abre um pára-quedas que diminui a velocidade da queda e possibilita o “pouso”.
Rafting
Desbravar belas corredeiras descendo a bordo de um bote. Esse é o rafting, um esporte que mistura adrenalina com segurança. O rafting tem sido difundido mundialmente por ser uma atividade desportiva repleta de aventuras que integra o homem a natureza no mais alto grau de espírito de aventura, de equipe, desafiando os limites pessoais e coletivos.
O bote tem de estar de acordo com os objetivos do grupo. Com características diferentes, os vários tipos de bote possibilitam ao grupo escolher qual o modelo mais indicado para cada tipo de corredeira. Os remos utilizados devem ser o mais leve e resistente possível.
Rapel
O rapel é uma técnica de descida na qual o praticante desliza de forma controlada, po
Comentários