Publicado: Quarta-feira, 22 de julho de 2009
Dica para a volta às aulas
Reaproveitar, educar e pesquisar são algumas das dicas.
Deborah DubnerVeja algumas dicas que preparamos para ajudar você na compra de material escolar.
Reaproveitar – Verifique os materiais do ano ou semestre anterior para saber o que você pode reaproveitar. Esta atitude faz diferença no seu bolso e no meio ambiente. Reaproveitar evita consumismo desnecessário e lixo em excesso. O seu bolso e o planeta agradecem! Aproveite e pense nisso não apenas para material escolar, mas para tudo aquilo que você consome e acha que precisa de um novo... mas nem sempre precisa!
Educar – Há quem diga que é melhor não levar o filho para comprar, porque ele vai querer tudo o que for mais caro e da moda. Nossa sugestão é justamente o contrário: a hora das compras é uma excelente oportunidade para educar seu filho sobre o consumo consciente. Converse com ele sobre impulso, faça negociações onde todos saiam ganhando, entenda quais as prioridades dele e mostre o seu ponto de vista, esteja aberto para ouvi-lo e entendê-lo e também preparado para explicar em vez de brigar ou simplesmente dizer “não”. Você se surpreenderá com o resultado!
Ter tempo – Na correria, os pais acabam entrando no primeiro lugar que aparece. Mas se a compra for feita com tempo, é possível pesquisar antes de comprar. Isso faz diferença! O dono do seu bolso é você, portanto, seja responsável com suas escolhas.
Ser criterioso - Todo início de ano ou semestre as papelarias e livrarias ficam lotadas de pais em busca de material escolar. Essa demanda faz com que os preços dos materiais escolares aumentem em relação a outros períodos do ano. Portanto, compre apenas o que for essencial, e deixe para comprar o resto fora desses períodos.
Pesquisar – Aproveite para pesquisar, além de locais e preços, as marcas. Muitas vezes uma marca mais conhecida pode ser mais cara, mas nem por isso melhor. Modinhas temáticas em capas de caderno e estojos são muito atrativas para as crianças, mas é sempre bom ensiná-los a buscar o equilíbrio.
Planejar – Na hora de escolher a forma de pagamento, não gaste mais do que você pode. Um cartão de crédito pode parecer uma boa opção, mas se na hora da conta você não puder pagar, os juros são os maiores do mercado. Cuidado com cheques especiais ou pré-datados. Organize suas finanças!
Comentários