Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 30 de julho de 2009

Orkut: com certeza você já "adicionou" essa mania

Cerca de 29 milhões de usuários no mundo, são brasileiros.

Orkut: com certeza você já "adicionou" essa mania
Conhecer pessoas, participar de comunidades e interagir com os usuários são apenas algumas das muitas opções
Por Guilherme Martins
 
- “Qual é o seu Orkut”?
- “Me add”!
 
Com certeza você já leu ou ouviu essas frases pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Pois bem, trata-se de um meio de interação social, que cada vez mais está englobando pessoas de todas as idades e também (por que não?) as empresas.
 
O Itu.com.br, que está fazendo uma big reportagem sobre mídias sociais em vários capítulos, escolheu trazer esta semana o famoso Orkut, que no Brasil ganhou proporções gigantes, diferente de outros países, onde o Facebook reina poderoso. Conheça as principais diferenças entre o Orkut e o Facebook!
 
Orkut na rede!
 
Atualmente, este site de relacionamentos tem cerca de 52 milhões de usuários cadastrados e o Brasil é o país com maior número de usuários, seguido dos Estados Unidos e Índia. Para se ter uma ideia, de toda a população mundial que é usuária do Orkut, cerca de 55%, ou seja, 29 milhões, são brasileiros. É a nova paixão nacional, além do futebol.
 
O que é?
 
É muito difícil que algum ser humano pertencente ao nosso planeta, não saiba do que estamos falando, mas de qualquer forma, aí vai uma breve explicação: O Orkut é um site de relacionamentos onde cada pessoa possui um perfil, podendo adicionar amigos, mandar mensagens, depoimentos, classificar o nível de amizade e interagir com outros usuários.
 
Também existem as comunidades, com as quais os usuários se identificam e participam. Nessas, há vários fóruns onde as pessoas expressam suas opiniões.
 
Além de tudo isso, recentemente o Orkut tem disponibilizado mais opções para deixar o seu perfil mais original e com a sua cara. Você pode colocar uma frase de saudação, deixar a sua página toda decorada com as cores do seu time de coração, adicionar vídeos do Youtube ao seu perfil, ou até mesmo criar bonequinhos à sua semelhança (os Buddy Poke) que podem se socializar com outros, através de várias ações.
 
Reconhecimento facial
 
O mais novo aplicativo (até agora) anunciado pelo Google para o Orkut foi uma nova função na organização de álbuns de fotos no site. Através dela, todos os usuários terão acesso a uma ferramenta de reconhecimento facial que promete identificar a presença de amigos e parentes em fotos cadastradas no site. Segundo o Google, a novidade já estava disponível para parte dos usuários.
 
A ferramenta identifica automaticamente rostos de amigos e sugere marcações para o usuário. Assim, o Orkut vai detectar amigos e sugerir marcações, utilizando o sistema de preenchimento automático quando o internauta for digitar o nome de alguém que apareça na foto. O Google afirma que os novos recursos terão validade apenas dentro do grupo de amigos de cada internauta, por motivos de privacidade. O usuário também poderá desligar a detecção de rostos se preferir não ser "detectado automaticamente" pela nova ferramenta.
 
"O novo recurso, disponível apenas para fotos novas enviadas ao Orkut, consegue detectar automaticamente quando os rostos aparecem nas imagens, reconhecendo características como olhos, narizes, bocas, etc., mas sem realmente identificar indivíduos específicos", diz o Google em comunicado.
 
Essa ferramenta já está disponível em outros serviços de imagens, como os álbuns do Picasa, que também é gerenciado pelo Google.
 
Você sabe quem criou o Orkut?
 
Criado em 19 de janeiro de 2004, pelo engenheiro turco Orkut Büyükkokten, (daí vem o nome), enquanto estudava na Universidade de Stanford, o site foi feito inicialmente como um projeto independente para o Google, porém passou a incorporar diretamente ao seu serviço de contas em 2005.
 
O Orkut é repleto de muitas outras curiosidades, como por exemplo: qual a comunidade com mais membros, qual a categoria que mais possuí comunidades, qual país cria mais comunidades, o que é um “orkuticídio”, e muitas outras. Quer saber a respostas dessas perguntas? Então clique aqui!
 
O Itu.com no Orkut
 
O Orkut é a última mídia (por enquanto) a cair nas graças do Itu.com.br, mas já está fazendo sucesso entre os usuários-leitores.
 
A estudante Jaqueline Rosa, colunista do site, apoia a iniciativa e já adicionou o usuário do Itu.com.br em seu Orkut. “Esse site de relacionamento possibilita uma interatividade mais próxima, mais amiga, e acho que pode ajudar muito a desenvolver o site mais de acordo com a opinião de seus leitores, considerando a proximidade com as pessoas”.
 
Como estamos no início, ainda temos muito para explorar, mas desde o começo, os internautas podem acompanhar as atualizações do Itu.com.br através do Orkut, e participar dando sugestões de reportagens, opinando nas matérias publicadas, participando de fóruns, etc.
 
Não fique de fora, se você não faz parte, clique aqui e participe!
Comentários