Publicado: Domingo, 13 de dezembro de 2009
Concerto de Natal lota Igreja do Patrocínio em Itu
A obra inédita é de Padre Jesuíno do Monte Carmelo.
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
A Igreja do Patrocínio, em Itu, ficou completamente lotada no dia 13 de dezembro, domingo, durante o concerto e Natal apresentado pelo Coral Vozes de Itu, Orquestra Paulistana Maestro Tristão Mariano e solistas do Teatro Municipal de São Paulo.
O concerto foi regido pelo ituano Vinícius Gavioli, que comandou cerca de cinquenta músicos, entre o coro, orquestra e solistas. Dialogando com a música polifônica, o monge beneditino ituano, residente em Roma, D. Evandro Antonio Correia, cantou os trechos do Canto Gregoriano.
Logo após o concerto, foi lançado o livro "Itu 400 anos", do engenheiro Jair de Oliveira e Luis Roberto de Francisco.
A Obra
A obra, composta de invitatório e oito responsórios, escrita em latim, foi transcrita, há alguns anos na Unicamp, pela pesquisadora Lenita Nogueira, responsável pelo Museu Carlos Gomes, de Campinas.
A revelação desta obra se deve aos esforços do Museu da Música de Itu, que firmou parceria com o SESC Sorocaba e o Sincomércio para a realização de uma série de eventos que coroa com a apresentação inédita da obra, um momento histórico que antecipa as comemorações dos IV centenário de Itu e oferece à comunidade a revelação de um patrimônio cultural desconhecido há mais de 150 anos.
Vinicíus Gavioli, ao analisar as Matinas do Menino Deus define-as como “produto da maturidade de um dos poucos compositores paulistas do século XVIII. Seu notável contraponto nos mostra a capacidade criadora do padre-músico”.
Segundo a Curadora do Museu da Música - Itu, professora Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, a recuperação desta obra significa “devolver à comunidade ituana uma patrimônio que lhe pertence e, na medida de sua revelação, dá sentido à existência da geração atual, enquanto elemento da identidade cultural”.
Museu da Música
O Museu da Música - Itu, que na ocasião do concerto comemor seus dois anos de existência, desenvolve trabalho de pesquisa em música ituana e pretende desenvolver ações de cidadania, através da arte, apresentadas de maneira inteiramente gratuita, à comunidade, criando oportunidade de apreciação de concertos ao vivo, com instrumentistas experientes. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu.
História
Nos anos de 1960 o musicólogo brasileiro Regis Duprat, ao promover um grande levantamento da música brasileira, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), deparou-se com uma obra não só inédita, mas desconhecida dos meios musicais brasileiros. Trata-se das Matinas do Menino Deus, escritas em Itu pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, para a novena do Natal, possivelmente na primeira metade do século XIX
Padre Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819), considerado um dos maiores artistas da história paulista teve sua obra de pintura pesquisada por Mário de Andrade. Hoje a obra musical, que aos poucos vai sendo revelada, está em processo de tombamento como patrimônio imaterial brasileiro.
Deborah Dubner/www.itu.com.br |
Comentários