Entretenimento

Publicado: Quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Compositor Tristão Júnior é homenageado em Itu

O evento contou com a presença do Quarteto Tristão Júnior.

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na homenagem prestada ao compositor ituano Tristão Júnior, no Espaço Cultural Almeida Júnior, no dia 12 de janeiro (terça-feira). O evento foi organizado pela Secretaria de Cultura de Itu, e contou a presença do Quarteto Tristão Júnior, que homenageou o compositor tocando músicas dele e de outros grandes nomes da música ituana.
Nem a chuva fina que caía e nem o pequeno atraso do Quarteto foram o bastante para estragar a homenagem ou desanimar o público presente. “É indiscutível a importância histórico-cultural de Tristão Júnior para a cidade de Itu. Pena que falte apoio dos órgãos públicos e dos meios de comunicação para a propagação desse estilo de música”, criticou o jovem Marlos Matheus, que estava presente com um amigo no evento.
Dessa vez o repertório do Quarteto foi todo baseado em artistas de Itu, com exceção apenas de Villa-Lobos, que apesar de não ser ituano teve uma forte ligação com a cidade. Além das composições de Tristão Júnior, também tiveram espaço: Tabajara, Dona Zinha e até o hino de Itu.
A grande novidade da noite ficou por conta de outra inesperada homenagem: uma composição de Zequinha de Abreu foi oferecida ao cineasta Anselmo Duarte, falecido e enterrado recentemente na cidade de Salto. “Apesar de não ter o conhecido pessoalmente sei que foi um grande homem, inclusive foi ele quem doou para Salto o bandolim que usaremos para tocar essa música”, antecipou a carismática coordenadora e violonista do Quarteto, Célia Trettel.
Segundo a coordenação do evento esta edição do evento foi uma das que tiveram maior público. “Esta é a 21ª edição da homenagem a um dos grandes compositores que a cidade de Itu já teve. Se comparado aos anos anteriores, temos aqui hoje um ótimo número de pessoas. Estou surpreso!”, disse o secretário da Cultura, Álvaro Stella.
Como não podia ser diferente, o grupo encerrou o evento tocando um dos grandes clássicos de Tristão Júnior. Ao som de “Terezinha” a violonista avisou: “Façam de conta que o Quarteto Tristão Júnior está tocando debaixo de sua janela, essas músicas são para isso”.
Comentários