Entretenimento

Publicado: Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Curso Internacional de Flautistas fez sucesso

A intenção é fazer esse curso anualmente em Itu

Curso Internacional de Flautistas fez sucesso
No concerto final, o maestro peruano regeu a orquestra
O 1º Curso Internacional de Verão de Flautistas de Itu chegou ao final com números que refletem o sucesso desta realização.

Foram cinco dias de atividades intensas para os participantes, somando um total de 52 horas de atividades com 5 professores renomados no cenário nacional e internacional (Maestro Juliano de Arruda Campos - Brasil, Flautista Patricia Alvarez - Paraguai / Brasil,  Pianista Miriam Braga - Brasil, Maestro Fernando Penha - Peru e Flautista Raffaele Trevisani - Itália).
 
Cerca de 70 participantes com formações variadas (alunos sem conhecimento algum do instrumento até profissionais já formados que buscam aprimoramentos técnicos avançados e atualizados) participaram do curso, somando mais de 30 cidades e 4 países.
 
Houveram concertos, recitais e até uma apresentação dentro das festividades de aniversário de Itu (397 anos) na praça, após os concertos e recitais no teatro e em locais públicos da cidade que atingiram, ao final do curso, um total de aproximadamente 1.000 pessoas.
 
Também houve a exposição permanente dos instrumentos Weril (flauta, clarinete e saxofone) feita por profissionais especializados da própria empresa que ajustaram instrumentos dos participantes, demonstraram acessórios exclusivos para flauta e distribuíram panfletos explicativos durante todo o curso.
 
Mais de quarenta obras foram executadas, de 25 compositores, sendo 11 brasileiros e 14 estrangeiros, com uma homenagem pelos 100 anos da morte do compositor e flautista brasileiro Pattápio Silva (1.881/ 1.907).
 
No último dia foi realizada a entrega de certificados pelos Maestros e professores para todos os participantes do curso juntamente com o Sr Roberto Weingrill Júnior, diretor comercial da Weril.
 
No concerto de encerramento foi sorteada uma flauta Amabile Weril, que teve como ganhador o flautista Luca Dedini, de 12 anos, da cidade de Piracicaba.
 
Também foi realizada a 1ª Videoconferência Sul-americana de Flautistas com professores do curso, Raffaele Trevisani (Itália) e 60 flautistas, que puderam discutir assuntos técnicos para estudos da flauta, metodologias de aulas e percepção musicais, além de pontos de importância para uma construção de carreira profissional, num total de 3 horas.
 
Juliano de Arruda Campos, organizador do curso, tem a intenção de realizá-lo anualmente na cidade, que possui infra-estrutura ideal para o aprendizado.
Comentários