Região

Publicado: Quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

População recebe casas conquistadas através do projeto da CDHU

144 moradias foram entregues neste primeiro lote.

Crédito: Fabio Cabrera População recebe casas conquistadas através do projeto da CDHU
Entrega simbólica das novas moradias contou com a presença da população e dos representantes políticos da cidade

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a prefeitura de Tatuí entregaram 144 casas à população local, no dia 28 de dezembro (terça-feira). O evento aconteceu no próprio conjunto habitacional, localizado na avenida Teófilo Andrade de Gama, s/n, no bairro do Tanquinho.

As moradias foram arquitetadas conforme o novo padrão da CDHU. As casas têm três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área construída de 55,87m². O pé-direito foi ampliado de 2,4 para 2,6 metros; as áreas molhadas já vêm com azulejos, sendo que todos os cômodos têm piso cerâmico, laje e muro divisório entre os lotes.

O Gerente Regional da CDHU em Sorocaba (região que inclui Tatuí), Benedito Carlos Pereira Paschoal, informou que em breve aquecedores solares serão instalados nas unidades. "O sistema representará uma economia de até 30% nas contas de energia elétrica", disse. O conjunto habitacional foi edificado em parceria com o município de Tatuí. A Companhia ficou responsável por repassar os recursos e supervisionar as etapas do trabalho.

O terreno foi doado pela prefeitura local, que também administrou as obras executadas pelos próprios futuros moradores, selecionados por meio de sorteio público. Esta é a primeira etapa da entrega do empreendimento, que terá um total de 300 casas. As 156 unidades restantes estão previstas para serem concluídas em março de 2011. De acordo com a CDHU R$ 12,6 milhões serão investidos até o fim do projeto.

Financiamento

Os beneficiados terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários vai desembolsar 15% dos rendimentos. Em Tatuí, todas as famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 76,50. É o caso de Maria Paulina Paes Lopes, 49 anos, dona de casa, que antes morava em casa de amigos. "É muita felicidade receber as chaves da minha casa nova, depois de ter participado no mutirão e trabalhado bastante", disse.

O novo padrão

As mudanças adotadas por meio do novo padrão construtivo são resultado do aperfeiçoamento das técnicas de construção desenvolvidas pela atual gestão da CDHU. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE, em 2007, sobre as expectativas da população de baixa renda em relação à moradia, apontou a inclusão do terceiro dormitório como um item prioritário para a satisfação dos moradores. De acordo com a CDHU, de fato, o novo padrão deverá beneficiar as famílias com a diminuição do índice de morbidade (capacidade de produzir doenças) gerada pela aglomeração de pessoas e a redução da defasagem escolar, considerando que as crianças terão mais espaço e conforto para estudar.

Comentários