Região

Publicado: Sábado, 5 de fevereiro de 2011

Rubem Alves: encantamento, poesia e sabedoria

Porto Feliz abriu o ano letivo com a presença do escritor.

Crédito: Deborah Dubner / itu.com.br Rubem Alves: encantamento, poesia e sabedoria
Emocionado, Rubem Alves assistiu ao espetáculo e quis participar

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por Deborah Dubner

“Nós estamos destinados à felicidade. A educação deve tornar-nos mais sábios para aproveitar a vida. O essencial na educação é a ALEGRIA.” (Rubem Alves)

Quem esteve na noite de abertura do ano letivo para os professores da Rede Pública de Porto Feliz, certamente não esquecerá jamais. A presença de Rubem Alves, e seu encantamento pela vida e pelo espetáculo lítero-musical apresentado pelos artistas Élida Marques, Carlinhos Antunes e Beto Angerosa, contagiou a todos.

Em um cenário bucólico, Élida Marques tecia crônicas do escritor e de outros nomes inesquecíveis da literatura, com músicas brasileiras, que dialogaram com o universo do educador. Rubem Alves, saboreando cada instante, rompeu os protocolos e num gesto emocionado e espontâneo, levantou para participar da apresentação, surpreendendo e encantando os presentes.

O que todos viveram nestas poucas horas que tanto significado teve, foi muito bem traduzido pelo encantador de palavras: “Vocês vão dizer o que aconteceu aqui, mas ninguém vai entender nada, porque tem coisa que não pode ser colocada em palavra, tem que ter a experiência. E é isso o que está faltando nas nossas escolas!”

Como sempre, Rubem aproveitou para questionar o modelo educacional e propor a ruptura de paradigmas arraigados e que já não servem mais. “O Vestibular é um atentado à educação! Eles deformam as nossas escolas e os nossos alunos.”

Outras pérolas de sabedoria foram sendo cuidadosamente colocadas no decorrer da conversa:

Sobre a Morte:“A proximidade da morte tem o poder de tornar as pessoas livres”

Sobre Literatura: “Literatura pra mim é um ritual sagrado. Uma luta com as palavras.”

Sobre tempo e intervalo: “O prazer exige tempo! O poema acontece nos intervalos das palavras. A magia da poesia está naquilo que não é dito, que faz despertar algo na gente.”

Sobre a velhice:“A velhice traz uma liberdade espiritual, não a liberdade física. A única coisa boa de ficar velho é não se preocupar mais com o que os outros acham de você. Hoje eu sou assim: Se gostarem bem, se não gostarem, amém.”

Sobre o olhar dos outros: “Eu não sou porque eu olho para o outro e ele está me olhando. Já dizia Fernando pessoa que ‘sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que o desejo dos outros fizeram de mim’.

 Aproveitando o sentimento que foi gerado pela performance teatral, o poeta e educador deixou absolutamente claro como acredita que deve ser a educação: “Isso que aconteceu aqui é uma educação diferente, uma educação de sentimento, que não cai no vestibular. Mas vale muito mais do que equação de segundo grau e todas essas bobageiras que se ensinam. Essas coisas não caem no vestibular e são elas que importam pra vida!”

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Feliz, com consultoria e assessoria educacional da empresa Saberes. Um verdadeiro presente para a Educação e para todos que lá estiveram. Eu, que fui uma das 800 felizardas, só posso agradecer!

Deborah Dubner / www.itu.com.br
Rubem Alves e Élida Marques na abertura do ano letivo em Porto Feliz


Deborah Dubner / www.itu.com.br
Rubem Alves e Élida Marques na abertura do ano letivo em Porto Feliz


Deborah Dubner / www.itu.com.br
Rubem Alves e Élida Marques na abertura do ano letivo em Porto Feliz

Comentários