Salto recebe repasse do PAC2 para obras da barragem do rio Piraí
A assinatura do convênio aconteceu no dia 29 de setembro.
Flávia GatiO Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) fez um repasse no valor de R$ 57.099.400,14 milhões para as obras de construção da barragem do rio Piraí e adutora de água bruta, em Salto. A assinatura do convênio celebrado entre a Caixa Econômica Federal e a Estância Turística de Salto aconteceu no dia 29 de setembro, quinta-feira, no Auditório Paulo Freire do Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”.
Os componentes do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí – prefeitos de Salto (Geraldo Garcia), Itu, (Herculano Passos Junior), Indaiatuba (Reinaldo Nogueira) e Cabreúva (Cláudio Giannini, na ocasião representado pelo vice-prefeito José Mauro de Oliveira) – assinaram o documento, juntamente com o superintendente regional da Caixa, Sandro Vimer Valentim. Também compuseram a mesa principal a deputada federal Aline Corrêa, vereador Divaldo Aparecido dos Santos (representando o presidente da Câmara de Vereadores de Salto, Eliano Apolinário de Paula) e Célia Yumi Nogiri Moraes de Arruda, gerente da área de desenvolvimento urbano da Caixa. Estiveram presentes ainda o vice-prefeito de Salto Juvenil Cirelli, secretário de Governo Gilmar Mazetto, superintendente do SAAE Ambiental (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Márcio Mendes, vereadores, demais servidores públicos e a imprensa regional.
Os representantes do poder executivo das outras cidades enfatizaram sobre a importância da parceria entre os municípios e como esse ato irá contemplar as futuras gerações. A deputada federal ressaltou que 600 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto e que não é possível ter desenvolvimento numa região onde não há água. “Com a obra, cinco bilhões de litros de água será manipulados para o abastecimento até o ano de 2040”, disse Aline.
Segundo o prefeito de Salto, o próximo passo é a realização de três encontros técnicos e uma audiência pública com a empresa que analisa o impacto ambiental.