Publicado: Quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Atlas Socioambiental é lançado em Itu
Conheça a Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
O ‘Atlas Socioambiental: um retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê’ foi lançado nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, no Museu da Energia de Itu. O evento contou com cerca de 200 pessoas, entre educadores, ambientalistas, autoridades políticas, professores universitários, representantes da comunidade ambiental, cultural e educacional de Itu e região.
Trazendo para a prática a preocupação com ações sustentáveis, o evento teve uma emissão mínima de carbono, promovendo um café da manhã sem descartáveis e com produtos locais. Além disso, o horário escolhido (manhã) possibilitou o menor consumo de energia elétrica.
“Apesar de todos os cuidados, qualquer ação humana gera algum tipo de impacto no meio ambiente”, explicou Patrícia Otero, coordenadora da ONG 5 Elementos, em seu discurso de abertura. Para reduzir o impacto, a organização do Atlas plantou duas mudas no próprio local do evento.
No evento, foi apresentado ao público a metodologia utilizada na produção do Atlas, assim como seu conteúdo e recursos didáticos. Além dos autores da publicação, também estiveram presentes convidados que explicaram a aplicabilidade de seu conteúdo.
Atlas
O Atlas Socioambiental: um retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê’ foi desenvolvido pela ONG 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, com o objetivo de oferecer uma ferramenta para gestão e conservação dos recursos hídricos de forma participativa na região da bacia hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê.
Financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Comitê da Bacia Hidrográfica Sorocaba-Médio Tietê, o projeto contou com a parceria da Rede de Mapas Verdes (Green Map System), que utiliza a linguagem visual compartilhada pelo GMS e um conjunto de ícones que representam os diferentes tipos de locais e recursos ambientais e culturais.
Outra novidade criativa do Atlas é sua concepção interativa, que convida o leitor a conhecer e desenhar sua terra, seu lugar, histórias e pessoas tendo os rios como ponto de partida.
Um CD com os mapas ampliados e um mapa para o leitor interagir com a bacia usando o seu conhecimento local e criatividade, acompanham o Atlas.
Para quem quiser conhecer mais, a obra está disponível para download no site do 5 Elementos.
Deborah Dubner / www.itu.com.br |
Patricia Otero fala sobre os próximos passos do projeto Atlas Socioambiental |
Comentários