Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Centro de Experimentos Florestais é inaugurado

O espaço da SOS Mata Atlântica fica na estrada Itu-Porto.

A Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Grupo Schincariol, inaugurou no dia 27 de novembro, em Itu, uma área de 540 hectares, o equivalente a 504 campos de futebol, onde funcionará o Centro de Experimentos Florestais. Esta área será utilizada para a implantação de trabalhos experimentais de restauração florestal, criação de banco de sementes, plantação de 400 mil mudas de 22 espécies por ano, além de uma base avançada de educação ambiental em parcerias com escolas e universidades. Saiba mais sobre a Mata Atlântica!
 
O primeiro espaço já concluído do Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica é o viveiro cuja meta é produzir, nos próximos cinco anos, cerca de dois milhões de mudas, tornando esse projeto de preservação do Meio Ambiente um dos maiores já implantados pela iniciativa privada. O grupo Schincariol pretende implantar este projeto em outros estados onde se encontra. Segundo o membro de Administração do grupo, Adriano Schincariol, a próxima região beneficiada será Cachoeiras de Macau, no Rio de Janeiro. “Uma empresa tem que devolver para a natureza tudo o que ela retira dela, e é justamente isso que a Schincariol está fazendo”, comenta Adriano.
 
De acordo com o presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Roberto Klablin, um dos principais objetivos da instalação do Centro de Experimentos Florestais em Itu é incentivar a recuperação dos recursos naturais e as matas ciliares na região, já que restam apenas 6% da floresta original, destruída durante o ciclo do café e, mais recentemente, com a criação de gado. “Alguns nos chamam de chatos, eu defino como inconformados, e é isso que transforma a SOS Mata Atlântica em uma empresa preocupada com o futuro”, comemora Klablin.    
 
O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica colabora também com o desenvolvimento do programa de educação ambiental da ONG, o “Mata Atlântica vai à Escola”, destinado à sensibilização, capacitação e mobilização de professores e alunos do Ensino Fundamental da rede pública e privada de ensino. Esse programa pretende despertar o interesse de estudantes e professores da região para a importância da conversação deste bioma, por meio da capacitação de professores e visitas dos alunos às áreas que serão restauradas.
 
Em parceria com a escola técnica Martinho de Ciero – Escola Agrícola – e com a Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) de Sorocaba, a SOS Mata Atlântica oferecerá estágio para o desenvolvimento de projetos de manejo, coleta de sementes, caracterização ambiental de bacias hidrográficas e práticas de restauração florestal. “Mais importante que a plantação de árvores será a educação ambiental que acontecerá aqui. Com exemplos e união, nós seguiremos em frente”, afirma o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano.
 
O secretário também comparou o projeto com a cidade. “Com certeza esse projeto é o que melhor representa o título que Itu recebe pelas coisas grandes”. E falou ainda: “Menos discurso e mais ação ambiental, por isso que a SOS se tornou agente de transformação”, concluiu Graziano.
 
O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica está localizado na Rodovia Marechal Rondon (SP-300), sentido Itu - Porto Feliz, Km 118.
Comentários